Lions Clube Camaquã Universitário completa seus 50 anos
Conheça a história da entidade e a trajetória de André Luis Szortyka, atual presidente da instituição

A história do Lions Clube Internacional começa nos Estados Unidos, mais precisamente em Chicago, em 1917, quando Melvin Jones, pós Primeira Guerra Mundial, devido à alta demanda da população em geral, como fome, frio e falta de trabalho,reuniu um grupo seleto de homens com alto poder aquisitivo a fim de auxiliar os necessitados e responder os problemas sociais daquela época.
Após muitos anos de trabalho duro e serviços à comunidade, em 1973, o Lions Clube Internacional alcançou a incrível marca de 1 milhão de associados no mundo todo. O Lions Clube Internacional é a única entidade não-governamental que possui uma cadeira na Organização das Nações Unidas (ONU).
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Em 16 de abril de 1952, o Lions Clube Internacional chega ao Brasil com a fundação do Lions Clube do Rio de Janeiro através do empresário Armando Fajardo, célebre advogado e filantropo carioca.
O Emblema
O “L” maiúsculo no centro do emblema significa: lei, liberdade, liderança, lealdade. Está dentro de um círculo que simboliza a união dos Leões e dos Lions Clubes. O perfil de dois leões, olhando em direções opostas, indica a procura de oportunidades de prestar serviços desinteressados. Também significa um olhar para o passado, orgulhoso de suas realizações, e o outro, dirigido para o futuro, em busca de novas tarefas para serem realizadas. O círculo que está elevado pela palavra “Lions”, significando a Associação, tendo embaixo a palavra “Internacional”, que representa a internacionalidade da Associação. É obrigação tácita de cada Leão usar sempre, com orgulho, o seu distintivo.
Cores: Roxo e Dourado
Para os Leões, o roxo representa lealdade para com o país, para com os amigos, para consigo mesmo, integridade de pensamentos e sentimentos. Esta é a cor tradicional da força, da coragem e da dedicação incansável por um ideal. O dourado simboliza sinceridade nas intenções, liberalidade no julgamento, pureza no viver, generosidade no pensamento e no sentimento, como também nas contribuições para o próximo.
O Lions Clube Internacional atua com base em 5 pilares: meio-ambiente, visão, diabetes, câncer infantil e fome. Estas são as campanhas trabalhadas pelos Companheiros-Leões do mundo todo.
Lions Clube Camaquã Universitário
Fundado em 12 de junho de 1974 por alunos da Faculdade Fundasul, neste ano de 2024, a entidade completa seus 50 anos de serviços realizados à comunidade camaquense. Atualmente, o Lions Clube Camaquã Universitário ocupa o importante cargo de ser uma das entidades mantenedoras do Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Camaquã
Conheça a trajetória de André Luis Szortyka, atual presidente da entidade filantrópica no município de Camaquã
O empresário de 45 anos é natural de Camaquã e empreende no município desde 2015, quando junto de seu sócio Fernando, inaugurou o restaurante Tempero Brasil
Aos 13 anos de idade, iniciou sua vida profissional em Camaquã, trabalhando com o pai no ramo de chapeação e pintura.

Posteriormente, quando residia em Cascavel-PR e executava o cargo de gerente de logística, sentiu a necessidade de retornar à Camaquã para auxiliar seu pai, com quem havia trabalhado no passado. Na ocasião, seu pai passava por problemas de saúde, assim, o empreendedorismo surgiu como uma necessidade, segundo ele.
O seu primeiro e único empreendimento é o Tempero Brasil, que já existe há 9 anos em Camaquã. “Tentando fazer o melhor sempre, o diferencial”, afirma o empresário que desde 2015 atua no ramo alimentício na cidade.
André e o Leonismo
Desde 2018, André faz parte do Leonismo camaquense. No ano de 2021, André foi convidado para assumir a presidência do Lions Clube Universitário Camaquã. O empresário está no seu quarto mandato, que iniciou-se no dia 1° de julho deste ano.
Dentre tais campanhas mencionadas anteriormente que são realizadas pela entidade, a que mais marca o atual presidente é a campanha da visão. O Lions Clube Camaquã Universitário realiza campanhas da visão com crianças no período escolar. Além de promover uma melhor qualidade de vida às crianças beneficiadas, a campanha também inibe a evasão escolar. O empresário ressalta um momento marcante ocorrido na última campanha da visão:
– Quando a gente vê uma criança que coloca os óculos, bate palma, olha para o fundo do salão e diz para o pai: “pai, eu estou te vendo!”, aquele momento é a coroação do nosso trabalho – destaca André.
“O Lions acaba sendo viciante, nós sempre queremos servir mais”. André enfatiza o objetivo de sempre dobrar as metas projetadas. O presidente da entidade destaca que neste ano, a campanha do “Enxoval do Bebê Carente” entregará 60 enxovais aos recém-nascidos do Hospital Nossa Senhora Aparecida. Na campanha da visão, serão realizadas 200 consultas oftalmológicas, incluindo lentes e armações de óculos às crianças beneficiadas.
Atualmente, o Lions Clube Camaquã Universitário conta com o total de 46 Companheiros-Leões, no entanto, o presidente afirma que a entidade sempre está de portas abertas para receber novos companheiros. Durante os três anos como presidente do Lions Clube Camaquã Universitário, André destaca a importância de seu companheiro Fernando, com quem divide a presidência da entidade:
– Ele (Fernando) embarca nas minhas campanhas “loucas”, muitas vezes, de sempre querer mais e fazer mais pelas pessoas. O Fernando é o cara que trabalha junto comigo, está do meu lado, é meu sócio no meu empreendimento e junto comigo, faz a diferença na comunidade – ressalta André.