14 de abril de 2025
15°C
  • CLIQUE AQUI (1)

Em busca do sucesso

Conheça a área que pode impulsionar seus negócios


Por Redação Clic Camaquã Publicado 23/11/2021
Ouvir: 08:32

O mercado está cada vez mais disputado. A produtividade das empresas deve ser ágil para manter a competitividade no cenário econômico atual. Para que esse objetivo seja alcançado, as demandas de produção e lucro precisam ser conciliadas com as necessidades dos profissionais, afinal, uma equipe só se desenvolve bem se estiver em condições físicas e sociais adequadas.

A Psicologia Organizacional tem o papel de promover a qualidade de vida dos colaboradores, o que gera benefícios para o alcance das metas da empresa. Vertente da Psicologia, essa área é responsável por práticas estratégicas para desenvolver negócios, fazendo a conexão entre a empresa e os colaboradores. 

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

De acordo com a psicóloga organizacional do Grupo Mediare, Zanandra Raphaeli, a área “é o fio que une pessoas e negócios”. “Através do reconhecimento dos diferentes perfis comportamentais é possível auxiliar no desenvolvimento das carreiras dos funcionários, dando feedbacks para ambas as partes”, informou Zanandra. 

Quando os funcionários se sentem bem no ambiente de trabalho, eles produzem mais e com qualidade. Entender a importância de possibilitar condições adequadas de trabalho ajuda muito no fortalecimento da empresa. Essas condições de trabalho podem ser relacionadas a um grande grupo de fatores ligados ao ambiente físico e social da empresa. 

A Psicologia Organizacional costuma se concentrar no setor de Recursos Humanos e atua em todos os demais setores. É possível dividir o trabalho desta área em quatro “nichos” principais, sendo eles a cultura organizacional, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento e pesquisa de clima.    

Cultura Organizacional 

O conhecimento desta área colabora no direcionamento do funcionário para a cultura da empresa. A cultura organizacional é um conjunto composto por missão, visão e valores, bem como as normas e os comportamentos adotados por ela. O objetivo é ter muito bem definida a cultura da empresa, para poder recrutar colaboradores com base no que a organização acredita, alinhando valores e fortalecendo o engajamento e os relacionamentos. 

De acordo com a diretora do Grupo Mediare, Kátia Szczepaniak, uma cultura organizacional bem estabelecida favorece os processos internos da corporação e auxilia na implantação de novos projetos. “Nossa cultura é alicerçada em dois grandes pilares: encantar o cliente e estar sempre em movimento em busca de melhorias. Desta forma precisamos de pessoas que queiram se desenvolver continuamente e que prezam pelo atendimento humanizado”, explicou.

A cultura organizacional bem definida também colabora para dar continuidade aos trabalhos que são realizados dentro dos setores da empresa. Caso exista alguma alteração no quadro de colaboradores, quem assumir uma determinada função vai saber exatamente como o trabalho deve ser realizado.

O sócio proprietário e diretor de operações da Agência Propulsão Digital, Bruno Camboim, sabe o quanto o processo organizacional é importante para o crescimento da empresa e acredita que algumas ferramentas podem auxiliar neste processo. Ele comentou que a agência desenvolveu materiais para transmitir aos colaboradores a cultura da empresa e como o trabalho deve ser realizado. 

“Em 2020 desenvolvemos Playbooks e um Manual do Colaborador para as principais áreas da empresa, descrevendo de forma detalhada o nosso método de trabalho. Desta forma, mantemos um padrão de qualidade em todos os projetos. Desde então, notamos um aumento significativo na qualidade do trabalho e satisfação dos clientes”, informou o diretor. 

Para ter uma cultura consolidada é necessário que os empreendedores estejam sempre atentos às mudanças do mercado e adaptem as empresas às necessidades dos clientes, esses são fatores fundamentais de acordo com a gestora do Grupo Mediare. Kátia também destacou a necessidade de atualização em relação às novas tecnologias e a promoção de espaço para que as pessoas desenvolvam suas competências.

Em relação ao indicador de sucesso de uma cultura organizacional bem desenvolvida, a gestora comentou que pode ser percebido através do carinho dos colaboradores em suas funções e o interesse da comunidade em fazer parte do time quando processos seletivos são abertos. “Um dos melhores indicadores de sucesso da cultura organizacional do Grupo Mediare é o reconhecimento da população em relação à imagem e ao nível de atendimento”, ressaltou. 

Avaliação de desempenho

Depois de se ter uma cultura organizacional clara, vai ser mais fácil transmitir para os colaboradores as metas e então criar critérios para avaliar seu desempenho. A partir da análise são feitos feedbacks tanto para os colaboradores quanto para os gestores, alinhando os resultados cada vez mais com o que a empresa precisa.  

“Um ponto fundamental é a clareza na comunicação e a transparência nas relações de trabalho. Quando as pessoas sabem o que se espera delas e quais os planos futuros para elas, a ansiedade tende a diminuir, melhorando seus desempenhos, pois elas sabem o que devem fazer e onde podem chegar”, comenta a psicóloga Zanandra. 

Treinamento e Desenvolvimento

Conhecendo os resultados do desempenho dos colaboradores e entendendo seus pontos positivos e negativos é o momento de dar o suporte necessário para o desenvolvimento. De acordo com o sócio proprietário e diretor de operações da Agência Propulsão Digital, o investimento em qualificação do time é fundamental para o sucesso da empresa. 

Vale ressaltar que esse investimento pode se dar através de diferentes ações mapeadas depois da avaliação de desempenho. Esse desenvolvimento pode ser realizado através de rodas de bate papo entre a equipe, palestras, leituras, cursos, entre outros. Bruno intensificou um ponto que já foi apresentado aqui, a necessidade de estar atento às tendências de mercado para entregar o melhor resultado aos clientes.

“Na Propulsão Digital, temos um processo de treinamento para novos colaboradores e grupo de estudos para compartilhar conhecimentos. Além disso, realizamos um acompanhamento semanal com os líderes de projetos, para ajudar em questões técnicas e estratégicas”, contou o diretor da agência.

Pesquisa de Clima Organizacional 

A pesquisa de clima é um dos recursos utilizados pelos profissionais da área para mapear as impressões dos colaboradores sobre diferentes aspectos. Esse questionário serve para medir o grau de satisfação e engajamento do time em relação ao ambiente interno da instituição.

Os dados que são coletados nesta pesquisa, servem de suporte para definir estratégias a curto e a longo prazo na empresa, que repercutem de forma direta nos lucros e nos rendimentos. Essa pesquisa representa o sentimento e o pensamento dos colaboradores, por isso sempre é feita de forma anônima. 

Temas como o ambiente físico, política de benefícios, comunicação interna, trabalho em equipe, relacionamento com a liderança, segurança do emprego e respeito são alguns dos aspectos considerados. Através deste recurso é possível evitar mal entendidos e alinhar propósitos.

Ter consciência de que cuidados com a organização interna e de pessoal são necessários, é a chave para alavancar o crescimento da empresa. Segundo Zanandra, a psicologia organizacional é o olhar cuidadoso que une e equilibra o negócio e as pessoas, fazendo com que a balança não pese para nenhum dos lados. 

“Precisamos de resultados em nossas empresas e isso é muito claro e estimulante, mas também precisamos de pessoas saudáveis e felizes. A conta precisa fechar”, ressalta a psicóloga. 

  • CLIQUE AQUI (1)