PREVISÃO DO TEMPO RS: Semana Santa terá variação de temperaturas e chuva no feriado prolongado

Previsão aponta dias de tempo firme até quinta-feira; chuva retorna na Sexta-feira Santa e no sábado na região de Camaquã


Por Pablo Bierhals Publicado 14/04/2025
Ouvir: 03:44
PREVISÃO DO TEMPO CÉU AZUL LIMPO SOL
Foto: Pablo Bierhals/Arquivo. PREVISÃO DO TEMPO.

A Semana Santa em Camaquã começa com tempo firme e temperaturas amenas, mas a chegada do feriado prolongado será marcada por instabilidade e queda nas temperaturas. De acordo com dados da MetSul Meteorologia, os moradores da região devem se preparar para mudanças no tempo entre a Sexta-feira Santa (18) e o sábado (19).

Nesta segunda-feira (14), o céu permaneceu claro, com mínima de 13ºC e máxima de 19ºC, sem ocorrência de chuva. Na terça (15), o tempo segue seco, mas com aumento de nebulosidade: o dia será de sol entre muitas nuvens, com temperatura variando entre 12ºC e 19ºC e possibilidade mínima de precipitação, com apenas 0,1mm.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

A quarta-feira (16) deve manter o padrão de estabilidade, com sol e algumas nuvens, mínima de 14ºC e máxima de 21ºC. Já na quinta (17), véspera de feriado, o tempo volta a ficar aberto, com céu claro e temperaturas agradáveis, oscilando entre 13ºC e 22ºC.

O cenário muda na Sexta-feira Santa (18), quando a chuva retorna de forma isolada. A temperatura sobe, com mínima de 16ºC e máxima de 28ºC, e o volume previsto é de 1,1mm. A instabilidade se intensifica no sábado (19), com chuva fraca ao longo do dia, temperaturas entre 12ºC e 18ºC e acumulado de até 4,6mm, além de ventos mais intensos, que podem chegar a 19 km/h.

No domingo de Páscoa (20), o tempo volta a firmar, com céu claro, mínima de 10ºC e máxima de 18ºC, favorecendo programações ao ar livre e celebrações em família.

As informações são da MetSul Meteorologia.

Inverno chega mais cedo em 2025?

A chegada do frio mais rigoroso neste outono ainda é incerta, segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia. Embora muitos se perguntem se o inverno chegará mais cedo este ano, os modelos numéricos de previsão indicam que não há, até o momento, sinal de massas de ar polar muito intensas até o final de maio.

Apesar do recente resfriamento do Oceano Pacífico com o fenômeno La Niña, o planeta segue em um padrão de calor global elevado, a ponto de janeiro de 2025 ter sido mais quente que o mesmo mês em 2024, mesmo sob El Niño.

Os modelos de médio prazo, como os europeus e norte-americanos, projetam o clima para até 40 dias. Segundo essas simulações, podem ocorrer incursões de ar frio no Sul do Brasil entre abril e maio, com dias de temperaturas baixas e até geada localizada, mas sem previsão de frio extremo ou generalizado nesse período.

A climatologia sugere que os dias mais frios tendem a chegar em maio, mas não há, por enquanto, indícios de ondas de frio severas como as de 2022. Isso pode mudar caso ocorram eventos atmosféricos intensos, como ciclones nas latitudes médias, mas tais fenômenos não são previstos com antecedência pelos modelos de longo prazo.