PREVISÃO DO TEMPO RS (25/03/2025): terça-feira deve ser de sol com algumas nuvens na região de Camaquã
A Climatempo prevê temperaturas entre 19ºC e 28ºC, com ventos de aproximadamente 12km/h

A MetSul alertou para sol com algumas nuvens e chuvas rápidas durante o dia e à noite. Conforme o instituto de meteorologia, a semana terá mais umidade com muitos dias em que as nuvens estarão presentes aumentando as chances de chuva. A previsão é de chuva irregular e mal distribuída.
A Climatempo prevê temperaturas entre 19ºC e 28ºC, com ventos de aproximadamente 12km/h.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Não há alertas meteorológicos para região.
Temperatura para esta terça-feira na região
- Previsão do Tempo para Arambaré: mínima de 21ºC e máxima de 23ºC;
- Previsão do Tempo para Chuvisca: mínima de 17ºC e máxima de 26ºC;
- Previsão do Tempo para Tapes: mínima de 19ºC e máxima de 24ºC;
- Previsão do Tempo para São Lourenço do Sul: mínima de 18ºC e máxima de 24ºC.
O outono de 2025 será diferente de 2024?
Sim, a atmosfera apresenta um padrão distinto do observado em 2024, quando um forte El Niño contribuiu para eventos extremos, como as intensas cheias no Rio Grande do Sul. Em 2025, a transição é de La Niña para neutralidade, o que reduz as chances de eventos extremos semelhantes.
Além disso, a temperatura do Atlântico Tropical, que esteve em níveis recordes no ano passado, agora apresenta valores mais próximos da média, o que reduz a probabilidade de episódios intensos de precipitação como os de 2024.
Temperatura no outono de 2025
O início do outono ainda terá características do verão, com dias quentes em abril e até parte de maio. A partir da segunda quinzena de abril, a frequência de dias amenos e frios aumenta, e as primeiras geadas podem ocorrer em algumas regiões do Sul.
A previsão indica que o outono será predominantemente mais quente que a média histórica na maior parte do Brasil. No Paraná, por exemplo, há uma tendência de temperatura acima da média, especialmente no Noroeste e Norte do estado. No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a variação será maior, com períodos de calor intercalados com episódios de frio.
Eventos de frio serão pontuais e de curta duração, sem tendência para um outono gelado. Entretanto, há possibilidade de alguns dias extremamente frios em junho, especialmente na região Sul.
Fenômenos típicos do outono
Neblina e nevoeiro
O outono é conhecido pelo aumento de dias com neblina e nevoeiro, devido à grande variação de temperatura entre o dia e a noite. Em cidades como Porto Alegre, maio e junho estão entre os meses com maior incidência desse fenômeno.
Essa amplitude térmica também impacta o vestuário, forçando muitas pessoas a saírem de casa com roupas mais quentes pela manhã e optarem por peças mais leves durante a tarde, fenômeno popularmente conhecido como “efeito cebola”.
Ciclones e ventos fortes
A estação também marca um aumento na formação de ciclones extratropicais no Atlântico, o que pode resultar em ventos fortes, especialmente no Sul do Brasil. Em alguns casos, as rajadas podem ultrapassar 100 km/h, causando ressacas no mar e transtornos em áreas litorâneas.
Além disso, antes da chegada de frentes frias, é comum a presença do vento Norte, quente e seco, fenômeno observado principalmente em regiões como Santa Maria (RS) e partes da Serra do Mar.