04 de abril de 2025
20°C
  • CLIQUE AQUI (1)

Ovo de Dinossauro em Camaquã? Documentário conta histórias inusitadas do Antiquário Gaúcho

No dia 27 de dezembro, às 19h, ocorre a pré-estreia o curta-metragem documentário Ovo de Dinossauro, no Cine Teatro Coliseu, na cidade de Camaquã


Por Pablo Bierhals Publicado 27/11/2024
Ouvir: 03:53
1280 x 720 – 2024-11-27T112828.531
IMAGEM ILUSTRATIVA DE OVO DE DINOSSAURO

O que era para ser um documentário sobre burras de ouro (panelas de ouro), virou algo ainda mais intrigante. Maximiliano Bielaski, proprietário do Antiquário Gaúcho, em Camaquã, comprou uma “rocha” sem saber que na verdade era um ovo de dinossauro encontrado em São Lourenço do Sul. Esta e outras histórias do único antiquário camaquense são contadas em um documentário dirigido por Carlos Eduardo Ribeiro.

No dia 27 de dezembro, às 19h, ocorre a pré-estreia o curta-metragem documentário Ovo de Dinossauro, no Cine Teatro Coliseu, na cidade de Camaquã. A entrada é franca. A sessão é uma devolutiva para a cidade, que é o local de realização do filme que ficou em primeiro lugar na categoria em que concorreu na Lei Paulo Gustavo do município. A sessão será acompanhada de uma conversa breve sobre a obra.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Sinopse

Maximiliano Bielaski é um guardião de lendas e saberes locais, caçador de tesouros e proprietário do Antiquário Gaúcho, único antiquário da cidade de Camaquã, Rio Grande do Sul. Nos recebe em seu estabelecimento, compartilha detalhes e causos de seu ofício e nos apresenta sua coleção. Dentro dela se destaca um intrigante objeto encontrado em um tesouro enterrado em uma ilha em São Lourenço do Sul.

O curta tem 19 minutos e 50 segundos de duração.

WhatsApp Image 2024-11-27 at 11.28.12

Assista a entrevista completa com Duda e Maximiliano:

A lenda das burras

A lenda das burras, ou Penela de Ouro é uma história popular do Rio Grande do Sul, geralmente associada a regiões do interior do estado. A lenda conta a história de um tesouro perdido, uma panela de ouro escondida por um antigo habitante. A panela de ouro, muitas vezes descrita como de grande valor, foi enterrada ou escondida em algum local secreto, e a lenda gira em torno da busca por esse tesouro.

De acordo com a versão mais comum da história, a panela foi deixada em algum ponto estratégico da natureza, como uma gruta, uma caverna ou uma mata densa, para ser encontrada por quem tivesse sorte ou habilidade para localizá-la. A lenda desperta a imaginação dos habitantes da região e se espalhou com o tempo, sendo contada de geração em geração.

Além de ser uma história sobre a busca por riquezas, a lenda da Penela de Ouro também carrega elementos de mistério, como a ideia de que o tesouro está protegido por algum tipo de magia ou maldição, e que aqueles que tentarem encontrá-lo podem ter a sorte contra si. Uma das versões, conforme repercutido no programa Manhã Show desta quarta-feira (27), fala sobre pessoas escravizadas que eram mortas e enterradas junto com a burra para proteger sua localização. De tempos em tempos, conforme a lenda, pessoas sonham com estes espíritos informando onde estão os tesouros.

Esse tipo de lenda é comum no folclore brasileiro, em particular em regiões onde há uma rica história de colonização, escravidão e exploração de riquezas naturais.

WhatsApp Image 2024-11-27 at 11.34.23
IMAGEM ILUSTRATICA DE TESOURO NA FLORESTA

Texto: Pablo Bierhals