Lideranças camaquenses mobilizam abaixo-assinado contra criação de novos pedágios na BR-116
Dia D para coleta de assinaturas em oposição à atual situação dos pedágios na região acontece na Esquina Democrática, entre 14h e 17h

Um abaixo-assinado contra a criação de novos pedágios na BR-116 vem sendo promovido em diversos comércios locais após anúncio do Ministério dos Transportes sobre a intenção de leiloar a concessão em 15 rodovias federais ainda em 2025, incluindo o trecho entre Camaquã e Porto Alegre.
Nesta sexta-feira (14), lideranças camaquenses estão promovendo o Dia D para coleta de assinaturas na Esquina Democrática, das 14h às 17h. A política Fábia Richter e o empresário Carlos Schmegel Júnior participaram nesta manhã do programa Bom Dia Camaquã para divulgar a mobilização.
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“Estamos entrando em uma guerra”
De acordo com Schmegel, a região está entrando em uma guerra de narrativas. “Vai ficar o lado deles falando uma coisa, a gente sabe que não é assim”, afirmou, salientando que o movimento contra os pedágios não é partidário.
É uma ação do povo pelo povo, pelo nosso direito de ir e vir!
O empresário enfatizou os prejuízos de empresas da região em razão dos pedágios. “Não aceitamos mais praças e nem os valores que são cobrados”, destacou Carlos, citando o encarecimento do translado de produtos.
Dia D contra os pedágios
Um grupo estará mobilizado no período da tarde na Esquina Democrática, localizada no cruzamento entre a Olavo Moraes e Presidente Vargas, coletando assinaturas e fornecendo cópias para que outras pessoas possam coletar mais assinaturas em outros pontos da cidade. Todos precisam ser entregues às 17h na Esquina Democrática.
Os documentos deverão ser entregues para o Governo Federal, mostrando a insatisfação da região em relação aos pedágios.
Audiência Pública
Além da possibilidade de criação de novos pedágios entre Camaquã e Porto Alegre, a existência dos pedágios entre Camaquã e Rio Grande/Pelotas também preocupa. No dia 20 de março, no auditório do IFSul, em Pelotas, será realizada uma audiência pública para tratar sobre um novo modelo para concessão do Polo Rodoviário.
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Texto: Pablo Bierhals