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Ecosul muda de nome e agora é Ecovias Sul

Nesta sexta-feira (14), o coordenador de comunicação institucional da empresa, Ivan Rodrigues, explicou a motivação para alteração do nome e falou sobre o fim do contrato de concessão que ocorre em março de 2026


Por Pablo Bierhals Publicado 14/03/2025
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ecosul
Foto: Divulgação Ecosul

A concessionária Ecosul, responsável pelos pedágios do Polo Rodoviário de Pelotas, anunciou, na última terça-feira (11), mudança no nome da marca. Todas as 12 concessionárias do grupo EcoRodovias passaram pela alteração, sendo renomeadas para Ecovias. Com a mudança, a Ecosul passa a ser Ecovias Sul.

Nesta sexta-feira (14), o coordenador de comunicação institucional da empresa, Ivan Rodrigues, explicou a motivação para alteração do nome e falou sobre o fim do contrato de concessão que ocorre em março de 2026.

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De acordo com Ivan, o objetivo é consolidar nacionalmente a identidade de todas as concessionárias do Sistema Ecovias, presente em sete estados brasileiros. A empresa seguirá operando a rodovia e prestando todos os serviços de atendimento aos usuários, dentro dos padrões de qualidade e segurança, até o dia 3 de março de 2026, data final do contrato do Polo Rodoviário de Pelotas.

Tarifa

Os pedágios da Ecovias Sul, antiga Ecosul, são constantemente alvos de críticas por serem considerados os mais caros do país em rodovias federais. A tarifa para veículos de passeio é de R$ 19,60.

De acordo com Ivan, as manifestações da população são legítimas. Segundo ele, em algumas ocasiões houve tentativa de rever os valores, mas sem êxito.

Questionado sobre a possibilidade de renovar o contrato sem nova licitação, o representante da Ecovias Sul foi enfático: “Não há nenhuma possibilidade”. Segundo ele, o contrato é antigo, de 1996, e está desatualizado para os padrões da atualidade. A empresa está focada no encerramento do contrato.

Nova licitação

De acordo com Ivan, ainda não é possível dizer se a Ecovias Sul participará da nova licitação que será realizada para concessão do trecho. Ainda não há uma data para o procedimento e é previsto que não ocorra antes do término da concessão atual, deixando a rodovia sem pedágios no período.

Novos pedágios entre Camaquã e Porto Alegre

Ainda durante a participação, Ivan destacou que a empresa não tem relação com a intenção do Governo Federal em promover a concessão de uma nova rota, que inclui a BR-116 entre Camaquã e Porto Alegre, hoje sem concessão.

Um abaixo-assinado contra a criação de novos pedágios na BR-116 vem sendo promovido em diversos comércios locais após anúncio do Ministério dos Transportes sobre a intenção de leiloar a concessão em 15 rodovias federais ainda em 2025, incluindo o trecho entre Camaquã e Porto Alegre.

Nesta sexta-feira (14), lideranças camaquenses estão promovendo o Dia D para coleta de assinaturas na Esquina Democrática, das 14h às 17h. A política Fábia Richter e o empresário Carlos Schmegel Júnior participaram nesta manhã do programa Bom Dia Camaquã para divulgar a mobilização.

Audiência Pública

Além da possibilidade de criação de novos pedágios entre Camaquã e Porto Alegre, a existência dos pedágios entre Camaquã e Rio Grande/Pelotas também preocupa. No dia 20 de março, no auditório do IFSul, em Pelotas, será realizada uma audiência pública para tratar sobre um novo modelo para concessão do Polo Rodoviário.

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