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Audiência pública avança na discussão sobre novo modelo de contrato para pedágios da Metade Sul

A Frente Parlamentar em defesa de um Novo Modelo de Pedágio no Polo Rodoviário de Pelotas ainda pretende realizar novas audiências para debater a no licitação que deverá ocorrer após o fim do contrato da Ecosul


Por Pablo Bierhals Publicado 21/03/2025
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Foto: Tito Lima. Audiência da Frente Parlamentar em defesa de um Novo Modelo de Pedágio no Polo Rodoviário de Pelotas.

Com quase 4 horas de duração, a primeira audiência pública promovida pela Frente Parlamentar em defesa de um Novo Modelo de Pedágio no Polo Rodoviário de Pelotas atraiu um grande público na noite desta quinta-feira (20), no auditório do IFSul Pelotas. O objetivo da frente parlamentar é discutir um novo modelo para o contrato de concessão que substituirá o atual, que encerra em março de 2026.

De acordo com o deputado estadual Zé Nunes (PT), que preside a recém criada frente parlamentar, mais de 300 pessoas estiveram presentes na audiência, com grande participação de lideranças políticas e comunitárias da região.

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Amadurecimento da discussão

Em entrevista ao Clic Camaquã na manhã desta sexta-feira (21), Zé Nunes destacou a importância de amadurecer a discussão sobre a concessão da rodovia. Segundo ele, atualmente a região está traumatizada com o alto valor das tarifas de pedágios da Ecovias Sul (antiga Ecosul), mas é preciso participar das reuniões para garantir que a nova concessão tenha “tarifas mais decentes”.

Considerada a mais cara do país em rodovias federais, a tarifa para veículos de passeio entre Camaquã e Rio Grande são de R$ 19,60, sendo que o preço não foi atualizado em 2025.

As concessões, conforme destaca o parlamentar, podem servir para diferentes objetivos, como manutenção das pistas, serviço de socorro e obras. O valor das tarifas altera conforme as condições do contrato.

Contrato tampão

A possibilidade de um “contrato tampão” vem ventilando nas últimas semanas. O motivo é a impossibilidade de uma nova concessão ser realizada antes do término do contrato atual. No entanto, conforme o parlamentar, a secretária nacional de Transporte Rodoviário do Ministério de Transportes, Viviane Esse, garantiu que no momento não há essa intenção.

Essa seria uma alternativa para que os serviços não fossem descontinuados na rodovia.

Praças de pedágio

A audiência também debateu a localização das praças de pedágio. De acordo com o atual regulamento para concessão de rodovias, não é permitida construção de praças de pedágios em trecho urbano.

Camaquã x Porto Alegre

De acordo com a secretária nacional de Transporte Rodoviário, a concessão que está prevista para BR-116, entre Camaquã e Porto Alegre, precisa ser discutida em conjunto com a concessão da Metade Sul, pois o novo regulamento para concessão de rodovias prevê que os valores das tarifas de pedágios, mesmo sendo em polos rodoviários diferentes, devam levar em conta um “equilíbrio logístico”.

Assista a entrevista completa com o deputado Zé Nunes:

Texto: Pablo Bierhals

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