SOUTH SUMMIT: Tecnologias com foco em sustentabilidade são destaques na abertura da competição de startups
Evento acontece no Cais Mauá, em Porto Alegre, e é correalizado pelo Governo do Estado

O South Summit Brazil 2025 (SSB 2025) começou nesta quarta-feira (9), no Cais Mauá, em Porto Alegre. O evento é correalizado pelo Governo do Estado a cerimônia oficial de abertura ocorrerá às 17h, com a presença do governador Eduardo Leite.
Em sua quarta edição, o South Summit Brazil é considerado um dos maiores eventos do mundo nas áreas de tecnologia e inovação, e conta com sete palcos com painéis e apresentações.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Programação do South Summit Brazil 2025
Ao longo dos três dias de programação, o público poderá acompanhar mais de 200 painéis e palestras com especialistas em empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.
Competição de startups
O público lotou a arena The Next Big Thing para acompanhar a apresentação dos projetos na competição de startups: Tecnologia para medição de rios, IA contra incêndios e saúde das plantas dominam abertura da competição.
Nessa primeira etapa, as 50 startups finalistas, divididas em cinco categorias, apresentam seus negócios em uma apresentação curta, chamada de pitch, para uma banca de jurados e para uma plateia na arena The Next Big Thing. Os negócios foram distribuídos em cinco grupos: Enterprise, Digital & Tech Solutions, Health, Industry 5.0 e Sustainability & Climate Tech. Após o fim dessa etapa, existe um pitch final com uma nova seleção entre as mais destacadas. Já as cinco ganhadoras devem ser conhecidas no fim do evento, nas categorias de Melhor Equipe, Mais Escalável, Mais Disruptiva, Mais Sustentável e Winner Global.
Marketplace
O Marketplace do South Summit reúne expositores de diversas áreas, com foco na geração de conexões e na prospecção de novos negócios. O governo do Estado está presente com um estande global, voltado à apresentação de serviços e à interação com o público. O espaço também permite ao público conhecer soluções inovadoras em desenvolvimento pela administração pública estadual. Além disso, conta com outros 30 estandes menores, de dois metros quadrados cada, destinados à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), aos ecossistemas regionais de inovação, à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs) e à Central Única das Favelas (Cufa-RS).

Viva o RS Boat
Outra novidade é o Viva o RS Boat, iniciativa da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) e a Wine Locals. A proposta oferece uma experiência imersiva e exclusiva para convidados no Cais Embarcadero, levando os sabores e terroirs do Rio Grande do Sul a bordo. Com o conceito Serra, Terra e Mar, o projeto apresenta uma identidade gastronômica que traduz a diversidade do Estado, com ingredientes regionais aplicados a um cardápio contemporâneo.