Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

11 de março de 2025
  • Design sem nome (58)
  • esporte banner desktop ok
  • Design sem nome (75)
  • Design sem nome (51)
  • CLIQUE AQUI (1)
  • Design sem nome (44)

Ministério da Saúde anuncia tendas para hidratação e nebulização em municípios mais afetados pela fumaça das queimadas

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11) pela ministra da Saúde, Nísia Trindade


Por Pablo Bierhals Publicado 12/09/2024
Ouvir: 00:00
_pin6382
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Uma série de tendas de atendimento para hidratação e nebulização serão instaladas em estados e municípios brasileiros fortemente afetados pela fumaça proveniente de queimadas, pelo calor e pela seca. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11) pela ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Ao se referir aos incêndios e às altas temperaturas associadas à baixa umidade do ar, a ministra disse que a pasta está trabalhando ativamente frente a dois problemas simultâneos que o país vive atualmente.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Em coletiva de imprensa, Nísia detalhou que, em um primeiro momento, a estratégia de tendas de atendimento para hidratação e nebulização deve ser implementada em estados da Amazônia e do Pantanal, dois biomas bastante atingidos pelas queimadas neste momento.

A previsão inicial da pasta inclui ainda municípios do oeste do estado de São Paulo e parte do Paraná, onde a fumaça provocada pelos incêndios compromete gravemente a qualidade do ar.

Náuseas e vômitos

Segundo a ministra, a pasta registrou, ao longo da primeira quinzena de agosto, aumentos expressivos nos atendimentos por náuseas e vômitos em determinadas localidades do país. Em Goiás, por exemplo, o aumento foi de 46%. No mato Grosso, de 58%. No Distrito Federal, a taxa mais que dobrou, enquanto no Tocantins, o aumento nos atendimentos por esses sintomas foi de mais de 190%.

Força Nacional

Durante a coletiva, o secretário de Atenção Especializada da pasta, Adriano Massuda, destacou que, por determinação de Nísia, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) foi acionada para intervir em localidades fortemente afetadas pela fumaça proveniente de queimadas, pelo calor e pela seca. A proposta, e um primeiro momento, é visitar essas regiões para avaliação da situação e apoio aos gestores.

  • Design sem nome (75)
  • CLIQUE AQUI (1)
  • Design sem nome (51)
  • Design sem nome (58)
  • Design sem nome (44)
  • esporte banner desktop ok