05 de abril de 2025
23°C
  • Design sem nome (75)

Lar de idosos de Sertão Santana recebe prazo para adequações

Redação do Clic Camaquã conversou com a diretora da clínica na manhã desta quinta-feira (17), um dia após a fiscalização apontar irregularidades no estabelecimento


Por Pablo Bierhals Publicado 17/10/2024
Ouvir: 02:20
1280 x 720 – 2024-10-17T112510.083
Foto: Polícia Civil

Um lar de idosos localizado em Sertão Santana recebeu equipes de fiscalização para averiguar denúncias de maus-tratos na manhã de quarta-feira (16). A ação coordenada pelo delegado Vladimir Urach contou com as delegacias de Barra do Ribeiro, Guaíba e São Jerônimo, além do Núcleo Regional de Vigilância Sanitária (NUREVS – 1ª CRS), Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS) e Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com informações da Polícia Civil, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos após denúncias de maus-tratos, irregularidades na gestão, que é privada, e na fiscalização municipal da ILPI.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

O estabelecimento foi interditado pelo prazo de 90 dias até que sejam realizadas adequações.

Em conversa com a redação do Clic Camaquã, a diretora do lar de idosos explicou que a interdição se aplica apenas para entrada de novos idosos na clínica no prazo estipulado. A interdição, segundo ela, não se aplica para os idosos que já estavam na clínica, que segue em funcionamento parcial. Ao todo, eram mais de 50 pessoas internadas, sendo que algumas, abaixo de 60 anos, deverão ser retiradas.

Nesta manhã (17), a diretora da clínica esteve em reunião com a fiscalização municipal para prosseguir com o procedimento de adequações. A administração municipal segue prestando suporte e acompanhado toda situação, conforme garante o fiscal municipal Diego, que atendeu a redação por ligação nesta manhã.

A Polícia Civil, após a concluir as investigações, enviará o o Inquérito Policial ao Poder Judiciário. Durante a fiscalização de quarta, foram documentados relatos dos residentes, identificados suspeitos e realizadas apreensões de medicamentos apontados com irregularidades. Ninguém foi preso.

  • Design sem nome – 2025-04-01T135214.387