15 de abril de 2025
20°C
  • Design sem nome (58)

Dia do Orgulho Autista: Teacolhe realizou mais de 11 mil atendimentos em três anos

No Rio Grande do Sul, a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), deu origem ao Programa TEAcolhe, em 2021


Por Kathrein Silva Publicado 18/06/2024
Ouvir: 02:35
PNG (11)
Foto: divulgação/ SES

O Dia do Orgulho Autista é celebrado no dia 18 de junho e visa promover a conscientização sobre o autismo, combater o estigma e celebrar a diversidade neurodivergente. A data foi Instituído em 2005 pelo grupo Aspies For Freedom.

No Rio Grande do Sul, a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), foi instituída pela Lei Estadual n° 15.322/2019 e deu origem ao Programa TEAcolhe, em 2021.  

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

A APAE Camaquã é em Centro Regional de Referência (CRR) em TEA, sendo referência para 20 municípios da região de saúde Carbonífera e Costa Doce: Arambaré, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Butiá, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Charqueadas, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, General Câmara, Guaíba, Mariana Pimentel, Minas do Leão, São Jerônimo, Sentinela do Sul, Sertão Santana e Tapes.

Em três anos de funcionamento, completados em abril de 2024, o Programa TEAcolhe já realizou 11.253 atendimentos, 1.871 acolhimentos às famílias e 2.107 atividades de educação permanente, com 83.624 pessoas capacitadas no Rio Grande do Sul. 

Sobre o TEAcolhe

O TEAcolhe é pioneiro no Brasil e surgiu com o objetivo de promover o atendimento às necessidades específicas das pessoas com autismo e fortalecer as redes nas esferas da saúde, assistência social e educação, compreendendo a interdisciplinariedade necessária para lidar com o Transtorno do Espectro Autista.

A metodologia utilizada são as práticas baseadas em evidências, discussão de caso e alinhamento entre os serviços, buscando atendimento integrado. Tem como diretrizes a qualificação técnica profissional, a horizontalidade do atendimento multiprofissional integrado e a sensibilização da sociedade quanto à inclusão da pessoa com autismo e sua família. 

O TEAcolhe, dispõe de 28 Centros Regionais, cinco Centros Macrorregionais e 23 Centros de Atendimento em Saúde (CAS) em funcionamento em todo o RS. Neste ano, foi anunciada a ampliação da rede. Dois novos centros regionais estão em processo de contratação assim como mais 25 CAS estão em tramitação para abertura.    

  • 970×90