CIEMED promove homenagem a médicos que atenderam mulher com caso grave em Camaquã
Ana Maria Costa da Silva, de 71 anos, descobriu aneurisma na aorta em um exame de rotina realizado na CIEMED Camaquã, foi operada em Porto Alegre e quis homenagear os profissionais que a atenderam

A funcionária pública municipal de Camaquã, Ana Maria Costa da Silva, de 71 anos, propôs uma homenagem aos profissionais da saúde que a atenderam. A idosa foi diagnosticada com aneurisma na aorta, caso grave, durante exames de rotina realizados na clínica Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEMED) de Camaquã.
O caso foi descoberto pelo cardiologista Dr. Marcus Wachter com a ajuda de um equipamento de ecografia de última geração na clínica: Philips Affinititi 70 modelo 2025. Do exame, Ana foi imediatamente encaminhada para novos procedimentos que confirmassem a gravidade do caso. A condição tem alto índice de mortalidade.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Na clínica, a paciente foi atendida em caráter de urgência e emergência pelo IPE/Saúde e não foram cobradas as taxas das consultas nem dos exames em razão das enchentes e do município ter sido atingido por uma condição climática extrema onde várias famílias foram afetadas e situação de emergência foi decretada pela administração municipal.
Embora todo primeiro atendimento tenha ocorrido em Camaquã, a cirurgia foi realizada com êxito no Hospital São Francisco do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Em Camaquã, a paciente também passou a ser atendida pela neurologista Dra. Andressa Noschang. A homenagem proposta, no entanto, ainda inclui outros colaboradores: Gabriel Padilha, coordenador das agendas para pacientes vinculados a Planos de Saúde; e Brenda Kruger, técnica em enfermagem responsável pelo exame de ECG.
Quase 100 pessoas presentes no almoço

Com quase 100 pessoas presentes, a homenagem foi realizada durante almoço no restaurante Sérgio Peglow, em Camaquã, e contou com a música ao vivo dos artistas Helmo de Freitas e Manoel Camaquã.
O ambiente foi de muita felicidade e gratidão. Entre os convidados, também estavam o secretário de Saúde de Camaquã, Fabiano Martins, e o ex-secretário e recém eleito vice-prefeito, Luciano Cabeça.
Em sua fala, Dona Ana reforçou mais uma vez sua gratidão aos profissionais que lhe atenderam.

Equipamento de última geração
Com um grande investimento em equipamentos de última geração, a CIEMED proporciona atendimento de qualidade aos pacientes. O aparelho Philips Affiniti 70, importado dos Estados Unidos, através da empresa 4Medic, representante da Philips do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, oferece uma combinação de performance e fluxo de trabalho poderosos para um diagnóstico rápido e confiante, graças a essa tecnologia juntamente com conhecimento médico é que muitos pacientes tem uma segunda chance, como foi o caso de Dona Ana.
O representante da empresa Philips, Victor, que viabilizou o equipamento para a clínica destacou a agilidade do Dr. Marcus bem como potencial do equipamento:
“Aqui temos uma situação muito bonita que exemplifica o nosso propósito nesta profissão. A competência do Dr. Marcus com o olhar clínico minucioso e detalhado, conseguiu extrair o melhor potencial clínico de um excelente equipamento de diagnóstico. Uma situação onde dois padrões de excelência se encontram, o Médico Usuário e o Equipamento de Ultrassom. Nós temos posicionado um dos melhores equipamentos a nível global para diagnóstico de imagem, e a Philips traz na plataforma Affiniti uma das melhores ferramentas para servir ao médico e ao seu paciente na rotina clínica.”

A CIEMED
Fundada no dia 27 de maio de 2004, a Ciemed tem 20 anos de existência. São duas décadas de trabalho levando medicina de qualidade aos mais necessitados de toda Região Centro-Sul do Rio Grande do Sul. Ao longo de toda trajetória, nenhuma denúncia contra a clínica foi registrada no Conselho Regional de Medicina, também em razão da qualidade dos médicos que foram responsáveis técnicos.
“O primeiro Responsável Técnico Médico foi Coloproctologista Dr. Francisco Marques Dacanal formado em medicina pela UFCSPA, o atual é o médico Pneumologista Dr. Douglas Nascimento, formado em medicina pela UFSM, e possui Doutorado pela UFCSPA. Ele é pneumologista do corpo clínico do Pavilhão Pereira Filho e do transplante Pulmonar do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, filho de um brilhante colega do Serviço Público Estadual e da Faculdade de Direito, o amigo Edson Vargas, que tive o prazer de conhecer quando pela minha passagem pela Polícia de Santa Maria, são naturais de Santiago. Dr. Douglas, um amigo da nossa família, ficou muito feliz quando Samuel, o caçula da família Ciemed, foi aprovado em primeira chamada no vestibular para o curso de medicina da UFRGS e também em primeira chamada para a UFCSPA, mas Samuel optou pela UFRGS que tem o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, de Hospital Escola, por ser Público e SUS 24h, já a UFCSPA tem como Hospital Escola a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, por ser SUS privado, há limites de atendimento”, resumiu Celso Boeira, Comissário de Polícia e fundador da Ciemed/Camaquã.