15 de abril de 2025
21°C
  • 970×90

Campanha de vacinação contra gripe chega a 81% dos abrigos no Rio Grande do Sul

A ação foi proposta pela Secretaria da Saúde (SES) e ocorreu entre 16 e 20 maio


Por Kathrein Silva Publicado 23/05/2024
Ouvir: 01:50
Imagens que mostram o animal ilhado no telhado de uma casa foram feitas pelo Globocop, que cobria as enchentes na região na manhã de quarta (8). (veja detalhes no vídeo mais abaixo). (53)
Foto: Jürgen Mayrhofer/

Através de uma proposta de prevenção ao vírus da gripe (influenza), 76 municípios gaúchos aplicaram 21.391 doses de vacina em 655 abrigos do Estado, o que corresponde a 81% desses espaços. A ação foi proposta pela Secretaria da Saúde (SES) e ocorreu entre 16 e 20 maio.

O número de doses aplicadas corresponde a 31,2% do total de 68.345 pessoas que estão nos abrigos, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Social atualizados em 22 de maio. Parte dos municípios já havia adotado a estratégia de vacinação nos abrigos antes da orientação estadual, e outros seguirão vacinando. Muitos abrigados também pertencem a grupos prioritários e receberam a imunização antes da enchente. Algumas cidades relataram casos de recusa da vacinação.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

A vacina está disponível também nas unidades de saúde e pode ser realizada a partir dos seis meses de idade.

Vacinação

A campanha que iniciou em março no Estado era inicialmente para os grupos prioritários. Em maio, com as doses remanescentes, as vacinas passarão a ser disponibilizadas para todas as pessoas acima de seis meses de idade.

No Rio Grande do Sul, foi vacinado até agora 40% do público prioritário da campanha, composto por gestantes, puérperas, idosos, crianças e povos indígenas. Ao todo, já foram aplicadas, neste ano, mais de 2 milhões de doses no Estado.

  • Design sem nome (44)