Camaquã realizará dia D de vacinação contra a poliomielite em agosto
Secretário Luciano Dias convida as famílias a levarem os menores para campanha de multivacinação

Na manhã deste sábado (29), o secretário municipal de saúde de Camaquã, Luciano Pereira Dias, concedeu entrevista para o programa Controle Geral. Na bancada da Clic Rádio, o gestor falou sobre ações voltadas a vacinação infantil, imunização de professores e atendimento pediátrico.
Ao iniciar a conversa, o secretário destacou que no dia 08 de agosto, iniciará a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e a multivacinação. Segundo o gestor, as ações ocorrerão nas unidades de saúde e no setor de educação público e privado:
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
“Sr. Alvorino a nossa equipe de imunização esteve aqui essa semana conversando, a Danieli Hain que a gente sempre evidencia e que teve um papel atuante na pandemia de Covid-19 esteve à frente das imunizações e continua fazendo o trabalho junto com toda a nossa equipe. Sobre a vacina da pólio, no ano passado estive aqui falando no segundo semestre de 2022, na qual tivemos que fazer a busca ativa e tivemos que colocar os agentes de saúde na rua e trazer aquelas crianças para dentro das unidades básicas, tivemos que levar a vacina nas escolas de educação infantil, tanto na rede municipal, estadual e privada e o município atingiu a 98% do quadro de imunização. Ultrapassaram a meta e não vai ser diferente. Nós temos um planejamento de levar a vacina nas escolas”, detalha o gestor.
A secretaria municipal de saúde realizará no dia 20 de agosto, o Dia D de divulgação e mobilização nacional contra a poliomielite. Serão vacinadas as crianças menores de 05 anos, além da atualização das vacinas de rotina de forma geral.
O público-alvo desta campanha são os menores de 15 anos. Em ambos os casos, não há necessidade de guardar intervalo em relação à vacina contra a covid-19.
Imunização contra a gripe
Conforme o secretário, na próxima segunda-feira (31), ocorrerá uma reunião com todos os professores da rede municipal, onde será realizada a aplicação de imunizante contra o vírus da gripe:
“O professor é público-alvo da vacina da gripe, então nós estaremos com uma equipe de imunização no Humanize, para ofertar para aos educadores municipais a vacina. Estamos com 55% do público-alvo acima da meta do Estado. Mas abaixo do queremos atingir. Então a equipe está trabalhando em conjunto, ofertando a imunização no posto Telmo Marder”, explica Dias.
Salas com vacinas disponíveis para a população camaquense:
- Secretaria Municipal de Saúde – Rua Bernardo Vieira Dias, 485;
- Centro Social Urbano (CSU) – Endereço: Rua Cruz Alta,1054 – Viégas;
- Posto de Saúde Dr. José Telmo Marder – Endereço: Rua Cristóvão Gomes de Andrade, 630 – Centro;
- Unidade Ambulatorial Carvalho Bastos – Rua Erlinio Assis, 535 – Bairro Carvalho Bastos;
- Unidade Ambulatorial Três Bairros – Rua Arlindo Cardoso, 177 – Bairro Maria da Graça.
Atendimento Pediátrico
Questionado sobre a ocorrência de reclamações pontuais a respeito do atendimento dos recém-nascidos na pediatria:
“Nós sabemos que o profissional de pediatria e não somente em Camaquã, mas em todas as localidades é uma dificuldade grande para se conseguir. Uma das nossas profissionais teve bebê, então se afastou e nós temos dois profissionais na rede pública. Então em reunião de quarta-feira (26), na atenção básica com os médicos, nós já redistribuímos todos os fluxos da pediatria”, explica o secretário.