15 de abril de 2025
17°C
  • Design sem nome (44)

Anvisa publica nova resolução para monitoramento das empresas fabricantes de cosméticos

A resolução deve entrar em vigor em 12 meses


Por Kathrein Silva Publicado 04/09/2024
Ouvir: 02:07
dji_0143
Foto: Rafa Neddermeyer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), através da diretoria colegiada, publicou uma resolução que estabelece nova regulamentação de boas práticas para as empresas fabricantes de cosmésticos. A resolução deve entrar em vigor em doze meses.

Conforme a Anvisa, o objetivo é aprimorar o monitoramento e a segurança dos cosméticos permitidos no país, garantindo, com isso, que eventuais riscos à saúde sejam identificados e gerenciados de maneira eficaz e em tempo hábil.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

A resolução da Anvisa utiliza o termo cosmetovigilância, usado para designar a vigilância e o monitoramento pós-comercialização e pós-uso. Esse monitoramento vai compreender as atividades de identificação, notificação, avaliação, investigação, monitoramento, comunicação e prevenção de reações adversas decorrentes do uso de produtos cosméticos em condições normais ou razoavelmente previsíveis.

Os principais pontos da resolução são a definição clara das responsabilidades das empresas de cosméticos; estabelecimento de um sistema de cosmetovigilância robusto, composto por pelo menos seis requisitos mínimos obrigatórios: coleta, avaliação, investigação e notificação de eventos graves.

Cada empresa deverá indicar um profissional que será responsável pela cosmetovigilância; um prazo de notificação à Anvisa será definido; além da definição e implantação de medidas para reduzir riscos pelas empresas quando identificados problemas de segurança com os produtos cosméticos produzidos. 

Estima-se que o mercado brasileiro de cosméticos, higiene e produtos de beleza movimente por ano quase R$ 200 bilhões e a expectativa é de crescimento sustentável, conforme a Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoa, Perfumaria e Cosméticos (AbihPec). Nos primeiros quatro meses deste ano, as exportações brasileiras somaram US$ 284,1 milhões. No mundo, o mercado de cosméticos movimenta US$ 500 bilhões por ano.

  • 970×90