Volta da chuva acende o alerta na região de Camaquã
Rio Camaquã segue com nível acima da média para o ano e devido a previsão de chuva neste final de semana, a situação segue sendo monitorada pela Defesa Civil
A chuva deve voltar ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (7), o que liga novamente o alerta nas cidades afetadas por alagamentos nos últimos dias. Há previsão de chuva para todas as regiões. Porém, os riscos de temporais são mais acentuados no Norte e na Serra.
De acordo com o último boletim da Defesa Civil, divulgado no fim da tarde desta quarta (6), 16 municípios tiveram Situação de Emergência Decretada. São Jerônimo e Itapuca declararam emergência devido a enxurradas que causaram danos em ruas, casas, pontes e estradas.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Rua Marechal Hermes, de São Gabriel, fica alagada com as chuvas dos últimos dias — Foto: Fernanda Lopes / Arquivo Pessoal
Rio Pardo também registrou alagamentos em ruas e pontes. Em Nova Bassano, duas delas foram totalmente bloqueadas e uma tem circulação parcial.
Em Lajeado, a cheia do Rio Taquari obrigou mais de 100 famílias a saírem de casa, principalmente no centro e nos bairros Hidráulica e Conservas.
No momento, 659 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas no estado. A Defesa Civil estima que, ao todo, 6.618 pessoas e 1.495 residências foram afetadas pelas inundações.
Conforme a Defesa Civil, estão com Situação de Emergência Decretada:
- Santana do Livramento
- Dom Pedrito
- Bagé
- Cachoeira do Sul
- Canguçu
- São Gabriel
- Ibarama
- Cristal
- Lagoa Vermelha
- Camargo
- São João do Polêsine
- Camaquã
- Rosário do Sul
- Alegrete
- São Jerônimo
- Itapuca
Pelotas, Guaporé, São Sebastião do Caí, Triunfo e Lajeado têm desabrigados e dezenas de residências afetadas pelos temporais. Porém, ainda não tiveram a situação de emergência decretada.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/T/l/iP5WMBSfO7sAA05ZfLsQ/whatsapp-image-2019-11-06-at-13.54.11.jpeg)
São Sebastião do Caí na manhã desta quarta-feira (6) — Foto: Joyce Heurich/RBS TV
Defesa Civil
Com apoio do Governo Municipal, a Defesa Civil de Camaquã, vem trabalhando nas áreas atingidas pela inundação do Rio Camaquã. Segundo a Prefeitura, a água atingiu diversas localidades no interior do município.
O monitoramento é feito juntamente com o Corpo de Bombeiros, através dos sargentos Saulo e Paulo, além de acompanhamento de assistente social, os quais estão visitando neste momento os moradores da Pacheca, Areal, Aguada e Aldeia Indígena.
A solicitação de alimentos, água e roupas continua, para beneficiar os moradores atingidos pela enchente que assolou a região da Pacheca.
Temporal segue causando transtornos na região de Camaquã
Nos últimos dias, fortes chuvas acompanhadas de ventos e tempestades elétricas atingiram a região de Camaquã, bem como toda a região Sul do Estado. Através de fotos e vídeos, os moradores da região registraram diversas situações de calamidades vividas em várias localidades.
Um vídeo registrado por motorista camaquense (veja acima) mostra a situação da Estrada da Pacheca, totalmente submersa após alagamentos na região.
Na manhã desta segunda-feira (04), o comentarista Renato Zenker esteve presente no estúdio da ClicRádio e ClicTV, para sua participação tradicional no programa Bom Dia Camaquã. O programa desta segunda foi apresentado pelo redator e repórter Elias Bielaski. O comentarista falou sobre os alagamentos e outros assuntos ambientais.
Renato falou sobre os alagamentos reincidentes na cidade de Camaquã e também no interior do município. O comentarista afirmou que devem ser implantadas medidas de prevenção para essas épocas de chuva. Ele falou ainda, que existe um planejamento, feito por uma equipe qualificada durante dois anos e que tem como objetivo evitar enchentes nas proximidades do Rio Camaquã. Ele afirmou que as explicações para as enchentes estão listadas neste planejamento.