05 de abril de 2025
15°C

Técnico agrícola destaca efeitos da estiagem na Costa Doce

Confira a entrevista com Emerson Peres para a Clic Rádio


Por Redação Clic Camaquã Publicado 27/02/2023
Ouvir: 01:51
Emerson Peres
Foto: Eduardo Costa/Clic Camaquã

O Rio Grande do Sul está com mais de 200 municípios em situação de emergência, devido a crise hídrica. Na manhã desta segunda-feira (27), o técnico agrícola, Emerson Peres, em entrevista para a Clic Rádio destacou os efeitos da estiagem na Costa Doce

No último dia 17, o prefeito de Cristal decretou situação de emergência e estado de calamidade pública, considerando que na cidade e no interior do município a deficiência hídrica é grave.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Safra 2023

Conforme o especialista, o impacto da seca e as chuvas em períodos desuniformes não resultarão em quebra de safras nos cultivares da região.

A cultura do milho é o único cultivar que enfrenta um período delicado, em razão da carência de chuvas regulares. O cultivar demanda de 500 a 800 mm de água durante o seu plantio para um bom desenvolvimento, exigindo uma irrigação adequada, explica Peres.

Suco Camalhão

O técnico destaca a irrigação através do sistema Suco Camalhão. A tecnologia funciona através de politubos que possibilitam a distribuição uniforme da água na lavoura.

O sistema é realizado em áreas de terras baixas, promovendo uma sulcagem da água em momentos de excesso de chuvas e proporcionará a irrigação com politubos em época de estiagem.

Na próxima quinta-feira (02), Emerson realizará um Dia de Campo, promovendo a demonstração do sistema Suco Camalhão. Para maiores informações, clique aqui.

Confira na íntegra a participação do técnico agrícola.

  • CLIQUE AQUI (1)