Situação de emergência em Tapes é homologada pelo Governo do Estado
A homologação do documento pelo Governo do Estado valida e reconhece a ação conjunta entre o Executivo Municipal e a Defesa Civil, em apoio aos atingidos pelas intempéries climáticas registradas recentemente


O Governo do Rio Grande do Sul homologou a situação de emergência decretada pela Prefeitura de Tapes, em virtude das intensas chuvas registradas no mês de setembro deste ano. O documento foi assinado no dia 29 de outubro, com a presença de autoridades estaduais.
O documento assinado pelo Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Cel. Luciano Chaves Boeira, e Subchefe Estadual de Proteção e Defesa Civil, Marcus Vinicius Gonçalves de Oliveira, reconhece através dos laudos encaminhados pelo Executivo Municipal, os danos e prejuízos relatados em área urbana e rural do município. O processo conta com parecer da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC).
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
No mês de setembro, Tapes foi atingida por fortes chuvas que causaram inúmeros estragos estruturais na área urbana e rural, deixando famílias desalojadas e trazendo prejuízos econômicos, conforme salienta a administração municipal.
O Decreto Municipal nº. 57, de 27 de setembro de 2023, que posteriormente foi substituído pelo Decreto Municipal nº 120, de 16 de outubro de 2023, autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais, para atuarem durante a situação de emergência nas áreas afetadas pelas inundações, que causaram estragos em estradas, pontes, bueiros, orla e residências ribeiras à Lagoa dos Patos, inclusive comprometendo a prestação de serviços nas áreas de saúde e educação devido à precariedade das vias após as chuvas.
A homologação do documento pelo Governo do Estado valida e reconhece a ação conjunta entre o Executivo Municipal e a Defesa Civil, em apoio aos atingidos pelas intempéries climáticas registradas recentemente.