04 de abril de 2025
15°C

Saiba como será o inverno no Rio Grande do Sul em 2022

A estação mais fria do ano começou nesta terça-feira, 21 de junho, pontualmente às 6h13min; inverno será mais frio e menos chuvoso, conforme a MetSul


Por Redação Clic Camaquã Publicado 21/06/2022
Ouvir: 02:32
Inverno tem previsão de frio intenso
Foto: Imagem Ilustrativa

O inverno marca o período mais frio do ano no Rio Grande do Sul. As jornadas mais frias costumam ocorrer sob influência de ciclones extratropicais intensos no Atlântico Sul e que são responsáveis por impulsionar massas de ar muito gelado para o Estado, trazendo as conhecidas ondas de frio.

Quando o frio está acompanhado de ciclone potente, é comum os gaúchos terem o vento Minuano, sensação térmica negativa, mínimas muito baixas, geada ampla e em alguns casos neve. Ocorre que, mesmo durante o inverno, são normais dias com calor em qualquer mês da estação, especialmente durante agosto e setembro, e 2022 não fugirá à regra.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

A estação mais fria do ano começou nesta terça-feira, 21 de junho, pontualmente às 6h13min. De acordo com a MetSul Meteorologia, o inverno será mais frio que a média dos últimos anos e menos chuvoso que o habitual.

O inverno tem início com o Oceano Pacífico Equatorial sob La Niña, o que poucas vezes ocorreu nas últimas décadas depois de um trimestre de outono com o Pacífico Equatorial Central mais frio desde 1950. Sob La Niña, há uma maior probabilidade do inverno ser bastante frio.

Conforme a MetSul, a transição de períodos amenos ou quentes para frios pode se dar bruscamente com alto risco de tempo severo na forma de temporais com vento forte e granizo, especialmente se estiver presente um fenômeno conhecido como corrente de jato de baixos níveis, que traz ar quente e vento Norte com forte intensidade antecedendo a chuva e os temporais.

Essas correntes de vento quente a cerca de 1500 metros de altitude são comuns horas antes da chegada de frente fria intensa associada a um grande ciclone e podem trazer temperatura muito alta mesmo à noite.

Confira a previsão da MetSul e saiba como será o inverno:

  • CLIQUE AQUI (1)