Quinze municípios decretam situação de emergência no RS
A medida foi publicada nesta segunda-feira (6), no Diário Oficial da União


O Ministério da Integração por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em mais 15 municípios gaúchos atingidos pela estiagem. A medida foi publicada na edição desta segunda-feira (6) do Diário Oficial da União (DOU).
Estão na lista as cidades:
- Arroio do Tigre;
- Erechim;
- Formigueiro;
- Jaguari;
- Lagoão;
- Paulo Bento;
- Pirapó;
- Rosário do Sul;
- Salvador das Missões;
- Sant’Ana do Livramento;
- São Nicolau;
- São Vicente do Sul;
- Sinimbu;
- Uruguaiana
- Vila Nova do Sul.
Ao todo, 125 municípios do Rio Grande do Sul estão com reconhecimento federal de situação de emergência vigente por conta da estiagem.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
“A estiagem que vem afetando a Região Sul nos últimos anos, em especial o Rio Grande do Sul, é motivada pelo fenômeno La Niña, que atua no Oceano Pacífico tropical e gera problemas de falta de chuva na região. O problema foi acentuado nos últimos meses por conta das temperaturas mais altas e da radiação solar mais acentuada. Com isso, ocorre uma maior evaporação de água presente no solo, aumentando ainda mais o problema da escassez hídrica no local”, explica o coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Schnorr.
Além das cidades gaúchas, outros quatro municípios dos estados de Minas Gerais e Rio Grande Norte também obtiveram o reconhecimento federal por conta de desastres naturais nesta segunda-feira.
Fonte: Agência Brasil 61