Previsão de retorno da chuva no RS deixa produtores em alerta
Período é de colheita da safra de inverno e de plantio dos grãos de verão
Apesar de outubro ter sido chuvoso, produtores de trigo do Rio Grande do Sul têm conseguido dar andamento à colheita. Os dias de tempo seco são janelas de oportunidades aproveitadas ao máximo. Levantamento da Emater apontou que a área colhida chegava a 7% na semana passada. Diretor técnico do órgão, Alencar Rugeri diz que nesta semana foi possível avançar mais um pouco:
— No trigo, tivemos apenas prejuízos pontuais em razão da chuva. Até o momento, ainda temos boa perspectiva para a cultura e para a cevada.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado (Fecoagro-RS), Paulo Pires reforça a percepção de Rugeri. Ele relata que agricultores colocaram as colheitadeiras a campo na região das Missões no final de semana.
— A capacidade da colheita é grande. E o trigo colhido até agora está bem de produtividade, de pH — reforça o dirigente.
Leia também: Tabaco segue liderando cultivo em áreas rurais do RS
A estimativa dele é de que se chegue ao final desta semana com algo entre 12% e 15% da área cultivada com o cereal colhida. Está no radar de preocupação, no entanto, a projeção de retorno da chuva no domingo (27).
— Trigo pronto não pode pegar chuva — reforça Pires.
Meteorologista do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Jossana Ceolin Cera confirma a previsão de novas precipitações. Na primeira metade do mês, a chuva se concentrou no Sul, prejudicando a semeadura da safra de verão do arroz. Agora está “emparelhando” com outras áreas do Estado.
Com relação ao ciclo de verão, o diretor técnico da Emater avalia que agora se tem o período considerado o mais favorável para o plantio de soja. E o presidente da Fecoagro acrescenta que, para o milho, o desenvolvimento tem sido “excepcional”.