Gerente operacional da AUD fala sobre a Barragem do Arroio Duro em Camaquã
O volume da barragem do município está com 55% de água da sua capacidade total


O programa Controle Geral deste sábado (9) recebeu Éverton Fonseca, Gerente de Operação e Manutenção da AUD para falar sobre a Barragem do Arroio Duro em Camaquã.
Segundo Éverton Fonseca, da AUD – Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro, o volume da barragem do município está com 55% de água da sua capacidade total.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
“Estamos em um nível médio de acumulação superior as últimas safras (…) estamos em uma condição bem boa”, completou.
Fonseca relatou que “hoje a gente vai para o campo e vê uma coisa que a muito tempo não acontecia, que é o solo verter água sem chuva”. Ele citou que o lençol freático está abastecido, portanto, mesmo sem chuva, a barragem tem subido de 4% a 5% por dia.
“Mesmo não chovendo um nível elevado de chuva (…) está recuperando o nível significativamente dia a dia, (…) isso é uma condição muito boa para a agricultura, para todos”, concluiu.
No final da entrevista Éverton Fonseca contou que a AUD lançou um programa de uso racional da água, para que seja controlar o uso tanto na irrigação do arroz, quanto nas demais. Ele também informou do projeto de incentivo para que o produtor rural invista na irrigação.
Assista entrevista completa: