06 de abril de 2025
21°C
  • esporte banner desktop ok

Ciclone Yakecan chega ao Rio Grande do Sul com ventos e temporais

Coordenadoria de Educação recomendou o cancelamento das aulas em diversas escolas; Yakecan deve trazer vento forte e chuva


Por Redação Clic Camaquã Publicado 17/05/2022
Ouvir: 03:36
Ciclone Yakecan se aproxima do Rio Grande do Sul
Ciclone Yakecan se aproxima do Rio Grande do Sul

O ciclone Yakecan deve chegar ao Rio Grande do Sul na tarde desta terça-feira, 17 de maio. O fenômeno meteorológico deve trazer fortes ventos e chuva intensa em diversos pontos do Litoral Gaúcho, da Metade Sul do Estado e da Costa Doce.

Em virtude da chegada do temporal, a 12ª Coordenadoria Regional de Educação, localizada em Guaíba, emitiu orientação pelo cancelamento das aulas nesta terça e quarta. Em Camaquã, as aulas da rede estadual foram suspensas.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de grande perigo de vendaval. Confira o alerta:

“INMET publica aviso iniciando em: 17/05/2022 12:00. Vento variando acima de 100 km/h. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores e grandes transtornos no transporte rodoviário. Grande impacto em plantações”

A MetSul alerta para rajadas perto e acima de 100 km/h em grande parte da costa e da área da Lagoa dos Patos e entorno, mas que em algumas localidades podem exceder 120 km/h (força de furacão).

O ciclone é classificado como subtropical (centro quente em superfície em superfície e frio em altitude) pela Marinha do Brasil.

Uma vez que se trata de um ciclone anômalo (subtropical ou tropical), e não o convencional e frequente extratropical, que não é nomeado, o sistema recebe o nome de Yakecan, o “som do céu” na língua tupi-guarani.

Assista em:

Instruções:

  • Permaneca em local abrigado e longe de janelas.
  • Evite se locomover e enfrentar o mau tempo.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Em virtude da aproximação do ciclone (ou de seus efeitos), o Iate Clube de São Lourenço do Sul (ICSLS) emitiu um comunicado para seus associados, alertando para a necessidade de revisão das amarras de embarcações, bem como dos trailers, barracas e quaisquer itens dispostos no local.

Confira o comunicado na íntegra:

“Prezados associados! Informamos que está se aproximando da costa do RS um ciclone ao qual deve chegar próximo a São Lourenço do Sul, amanhã terça feira a tarde até a manhã de quarta-feira, com previsão de vento próximo dos 100km/h. Para tanto, reforçamos o pedido que revisem as amarras de atracação das embarcações na agua, amarrem capotas toldos e bimini, enrolador de genoa, etc.. assim como nos trailes e barracas, toldos e avanços. A direção do vento deve ser de Oeste ao qual abriga bastante nosso clube, entretanto, o nível da água deve baixar repentinamente. Qualquer dúvida ou esclarecimentos estamos à disposição.”

 Um alerta foi emitido nas últimas horas pela MetSul Meteorologia e afeta diretamente os municípios da região de Camaquã.

A meteorologista da MetSul Meteorologia, Estael Sias, alerta que um ciclone de trajetória incomum e rara intensidade atingirá o Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre esta terça (17) e a quarta-feira (18). Assista:

  • esporte banner desktop ok