Chuvisca decreta situação de emergência em razão da estiagem
A ação visa responder à estiagem que afeta a região, cujas consequências já comprometem as reservas hídricas locais e causam danos humanos, ambientais e econômicos


Mais um município da região está com situação de emergência decretada em razão da falta de chuvas. O prefeito de Chuvisca, Marcio Konflanz, assinou na tarde desta terça-feira (25), o Decreto Municipal Nº 1715/2025, que declara Situação de Emergência no município. A ação visa, conforme divulgado, responder à estiagem que afeta a região, “cujas consequências já comprometem as reservas hídricas locais e causam danos humanos, ambientais e econômicos”.
O decreto foi motivado pela redução drástica das precipitações pluviométricas e pela ausência das chuvas esperadas para a temporada, o que impactou diretamente o abastecimento de água e a produção agropecuária. Como agravante, o município enfrenta a queda acentuada das reservas hídricas de superfície e subsuperfície, afetando o fluxo dos rios e, consequentemente, a atividade rural.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Diante da situação crítica, a Prefeitura garante que tem atuado intensamente para oferecer suporte às famílias mais afetadas pela estiagem, com a distribuição de água em algumas regiões. No interior, poços e fontes secaram ou reduziram significativamente a vazão, aumentando ainda mais os prejuízos.
A manifestação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil através do Coordenador Diego Tuchtenhagen e da Secretaria Rosiane, foi favorável à declaração de Situação de Emergência de Nível II.
O prefeito Marcio destacou que a decisão foi tomada com base em laudos técnicos de órgãos públicos, como a Emater e Assistência Social, que confirmaram os impactos da estiagem no município. A declaração de Situação de Emergência permite o acesso a recursos estaduais e federais e possibilita a realocação de verbas municipais para atender às necessidades mais urgentes da população afetada.