Camaquã teve cerca de 150mm de chuva em menos 72 horas
Temporal que atingiu a região teve 156mm de chuva, elevando os índices pluviais para quase o triplo da média de outubro. Engenheiro Agrônomo da AUD fala sobre situação da Barragem do Arroio Duro.
Nas últimas 72 horas, a cidade de Camaquã foi assolado por forte temporal que causou destruição e alagamentos em diversos pontos da cidade e do interior. Segundo dados fornecidos pela Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD), foram 156,2 mm de chuva entre os dias 29 e 31 de outubro.
O alto índice pluviométrico registrado no período foi determinante para que fosse superada, de longe, a média para o mês de outubro. Segundo Éverton Fonseca, engenheiro agrônomo da AUD, a média para o mês de outubro é próxima aos 150mm.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Em 2019, o mês de outubro registrou incríveis 441,3mm de chuva, quase o triplo da média. Somente no dia 30, foram 111mm. Confira a participação de Fonseca no áudio abaixo, disponível na página do Clic Camaquã no SoundCloud:
Segundo a última medição feita pela Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD), a barragem está vertendo 62cm. Ainda de acordo com a administração da AUD, este número é proporcional aos índices pluviais e não apresenta qualquer risco.
Nos últimos dias, diversos moradores utilizaram suas redes sociais para causar pânico nos moradores da região. Em uma das postagens, amplamente compartilhada e repercutida pela comunidade, é citado o nome de um engenheiro que afirmava, segundo o autor da postagem, que a barragem estava prestes a se romper.
EXCLUSIVA: Clic Camaquã é o primeiro portal da região totalmente acessível para deficientes visuais
O suposto engenheiro citado na postagem não existe e segundo as autoridades competentes, o risco citado também não.
Segundo o Engenheiro Agrônomo Everton Fonseca, a estrutura da barragem não apresenta nenhum problema. Ele participou de entrevista no programa Bom Dia Camaquã falando sobre o assunto. Confira a entrevista completa a partir de 32 minutos de transmissão: