Arambaré deve ter nova ponte entre Costa Doce e Caramuru
Após liberação de R$8 milhões através da Caixa, Prefeitura e Câmara iniciam discussão sobre três possibilidades para nova ponte

Os moradores de Arambaré e os veranistas que visitam a verde praia da Lagoa conhecem muito bem a ponte que liga o Centro e a Costa Doce do município à Cibislândia e ao Caramuru. A Ponte João Goulart foi inaugurada em 1962, na gestão do governo Brizola e é de responsabilidade estadual. Assim como a ERS-350, é notório que o compromisso de manutenção por parte do Estado não é cumprido. Nem perto disso.
> Receba as notícias do Clic pelo WhatsApp <
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Em estado de conservação precário, a estrutura, que já teve sua capacidade para veículos de até 36 toneladas, teve sua primeira redução de classe em 2013. De 36t, passou para 25 toneladas. Logo em seguida, a capacidade foi reduzida para 16 toneladas.
Mais recentemente, em 26 de setembro de 2017, a Ação Civil Pública nº 007/116.00030474 fixou que até a sua manutenção e/ou reconstrução, o tráfego de veículos fica limitado ao peso máximo de 3,5 toneladas.
Em julho de 1992, um acidente com uma carreta provocou a queda total da estrutura. A nova ponte foi reinaugurada no governo Collares, em 1994, mas sem a renovação de toda a parte metálica para sustentação.
Com tábuas soltas e cada vez mais “estalos” com a passagem de veículos, cresce o sentimento de insegurança dos usuários que utilizam a estrutura diariamente. A ponte é o caminho mais curto entre as duas partes da cidade.
> Inscreva-se no canal do Clic no YouTube <
Na última quinta-feira, 28 de outubro, o jornalista Eduardo Costa, diretor do Portal Clic Camaquã, esteve em Arambaré e registrou a atual situação da ponte:
Já no sábado, 30 de outubro, o programa Controle Geral recebeu Jardel Cardoso, prefeito Municipal de Arambaré, acompanhado de Adejanir Vasconcelos, secretário do Turismo, Desporto e Lazer.
> Baixe agora o aplicativo da ClicRádio <
No estúdio da ClicRádio, o chefe do Poder Executivo trouxe informações sobre obra que chega para solucionar o problema na ponte.
Três possibilidades
O prefeito destacou que a discussão junto aos vereadores e a comunidade deve se iniciar ainda em 2022, com três possibilidades para solucionar o problema.
A Caixa acenou positivamente para a liberação de financiamento de R$8 milhões, dos quais uma parte será utilizada para a construção de uma nova ponte e o restante, para a recuperação das demais pontes do interior do município.
> Assista a transmissão do Prêmio Prime 2021 <
Segundo Jardel, existem três possibilidades, sendo todas de construção de nova ponte com duas vias:
– A construção de uma nova ponte no local onde está localizada a Ponte João Goulart.
– A construção de uma nova ponte em algum local em que o Arroio Velhaco tenha menor leito e margem, em uma rua já existente, possibilitando a obra
– A abertura de uma nova rua e a construção de uma nova ponte, em um ponto do Arroio Velho que também ofereça condições para tal obra
> Clique aqui e vote no Prêmio Prime 2022 <
Assista a entrevista completa:
Com recurso já liberado, o Poder Executivo trabalha na elaboração de projeto que conste as três possibilidades, que serão debatidas junto aos vereadores do Município.