Após pane em bote, bombeiros passam a madrugada remando até serem resgatados
Embarcação participava das buscas a um adolescente que desapareceu no Rio das Antas no último domingo (13). Jovem foi encontrado por outra equipe enquanto bote que descia o rio a procura do menino, sumiu na tarde de quarta-feira (16)
Três bombeiros que estavam desaparecidos desde a tarde de quarta-feira (16) foram encontrados na manhã desta quinta (17) após passarem a madrugada remando no Rio das Antas, na Serra do Rio Grande do Sul. O bote da equipe havia sumido durante as buscas a um adolescente que desapareceu no último domingo (13) no mesmo rio, em Flores da Cunha.
De acordo com os bombeiros, a embarcação descia o rio à procura do menino, quando houve uma pane mecânica.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
“A gente ia revezando o descanso e o remo para não perder muita caloria e vir a ter uma hipotermia”, conta o soldado Douglas Flores Vaz, de 28 anos.
“Muito complicado, né? Pois a gente teve as intempéries da chuva, que molhou nosso material, nossa roupa, e prejudicou muito à noite, principalmente”, relata o bombeiro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/c/C/1LOEoDT0qRFU62UfHY4Q/whatsapp-image-2019-10-17-at-13.41.10.jpeg)
Bombeiros foram resgatados na manhã desta quinta-feira (17) — Foto: Jeferson Ageitos/RBS TV
A equipe não teve força para remar contra a correnteza e acabou parando a 35 km do local de partida. Eles estavam sem comunicação.
“Primeira situação: oriente-se e navegue, calma, orientar-se e navegar. Armamos uma estratégia de distribuir a ração de 12h que nós tínhamos, começamos a nos alimentar a partir das 20h”, relata o 1º sargento Luciano Maier Rodrigues, de 44 anos.
O imprevisto assustou a Corporação, já que os três não apareceram no ponto de encontro combinado, onde uma viatura dos bombeiros que seguia por terra iria recolher o bote no fim da tarde e encerrar a procura ao adolescente naquele dia.
“A viatura chegou, e a embarcação não chegou a esse último ponto de encontro”, afirma o tenente-coronel Julimar Fortes, comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar.
“Ontem, estávamos com duas equipes na água fazendo buscas de superfície. Às 17h, encontramos o corpo do menino. Tinha uma equipe fazendo buscas nas proximidades de onde ele tinha se afogado [em Flores da Cunha], e outra no Rio das Antas descendo no sentido da correnteza”, explica.
Depois das buscas por água e por terra aos colegas, o trio, de Vacaria e São Marcos, foi localizado com vida e resgatado por volta das 8h30 desta quinta-feira (17) na barragem da hidrelétrica de Nova Roma do Sul.
Corpo de adolescente é encontrado
Bombeiros faziam buscas a jovem no Rio das Antas, na Serra — Foto: Jeferson Ageitos/RBS TV
As buscas ao jovem desaparecido eram feitas desde domingo. Ele sumiu durante a tarde. O corpo foi localizado pela outra embarcação que participava das buscas na quarta-feira, às 17h, em Flores da Cunha.
Vitor Vinicius Caucir Maciel, de 15 anos, estava com familiares perto da ponte entre os municípios de Flores da Cunha e Antônio Prado. O local é considerado de forte correnteza e não é recomendado para banho, segundo os bombeiros.
“Infelizmente, mais uma vítima do nosso Rio das Antas. Procurar sempre levar objetos flutuantes, isso é muito importante, e jamais banhar-se em locais impróprios, né? É um rio com pedras, que acaba dificultando muito a natação de todos”, orienta o sargento Rodrigues.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/0/N/WjAlYYS2K9ZXNDZ2n3MA/sem-titulo.jpg)
Vitor Vinicius Caucir Maciel, de 15 anos, estava com familiares perto da ponte entre os municípios de Flores da Cunha e Antônio Prado — Foto: Reprodução/RBS TV