Programa do RS que ofertará 5 mil vagas para cursos preparatórios do ENEM abre inscrições

Com um investimento de R$ 2,2 milhões, o programa, que será realizado em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), ofertará aos alunos, além das aulas, um kit de materiais de estudo com mochila personalizada, caderno, apostila, canetas, borracha, marca-texto, apontador, régua e lápis


Por Redação Clic Camaquã Publicado 07/04/2025
Ouvir: 02:17
]HH
Foto: Paulo Pinto

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), abriu, nesta segunda-feira (7), as inscrições para o programa Universitário do Amanhã, que ofertará 5 mil vagas gratuitas em cursos preparatórios a distância para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso ao Ensino Superior e fomentar a inclusão social e educacional no Estado.

As inscrições devem ser realizadas por meio desta plataforma a partir desta segunda-feira. Podem se inscrever estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em 2025, ou que tenham concluído o Ensino Médio na rede pública de ensino do Rio Grande do Sul. Inscritos no CadÚnico têm prioridade no preenchimento das vagas.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

O secretário em exercício da Sedes, Gustavo Saldanha, destacou:

O programa possibilitará que os estudantes em situação de vulnerabilidade social tenham real oportunidade de se qualificarem e, assim, ingressarem em uma universidade. É uma chance de mudar de vida e de contribuir com uma transformação na família e na comunidade em que o estudante reside.

Com um investimento de R$ 2,2 milhões, o programa, que será realizado em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), ofertará aos alunos, além das aulas, um kit de materiais de estudo com mochila personalizada, caderno, apostila, canetas, borracha, marca-texto, apontador, régua e lápis. Os estudantes também terão acesso ilimitado à plataforma até a data do Enem.

As inscrições permanecerão abertas até as 5 mil vagas serem preenchidas.