18 de fevereiro de 2025
17°C
  • Design sem nome (75)

Presidente da OAB Camaquã orienta advogados sobre golpes estelionatários

A presidente da OAB subseção de Camaquã participou do programa Controle Geral do último sábado (25)


Por Kathrein Silva Publicado 29/01/2025
Ouvir: 02:44
1280 x 720 – 2024-11-30T154358.570
Roberta Magalhães. Foto: Pablo Bierhals.

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) RS – subseção Camaquã, Roberta Magalhães, participou do programa Controle Geral, transmitido pela Clic Rádio, do último sábado (25) para falar sobre os golpes estelionatários sofridos pelos advogados e seus clientes, entre outros assuntos.

Conforme a presidente, os maiores alvos foram escritórios de pequeno porte. Os criminosos utilizam a foto do advogado ou do escritório e entram em contato com o cliente informando seu nome, CPF e número do processo para pedir dinheiro.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Roberta orienta os clientes dos advogados a primeiro entrarem em contato com o número antigo, para verificar se mudou, e ir até o escritório. Geralmente, os alvos dos golpes são pessoas idosas e pessoas cujos processos já foram arquivados.

Caso o advogado seja vítima do golpe, a orientação é realizar um Boletim de Ocorrência (BO), encaminhar o relato para a OAB e entrar em contato com a subseção. Já se for o cliente, se realizou a transferência de algum valor, a orientação também é realizar um BO e contar a ordem.

Sustentação oral

A sustentação oral, conforme o site Jusbrasil, é a exposição oral, em grau de recurso, pelos procuradores das partes, das alegações do recorrente e do recorrido, durante a sessão de julgamento, sendo cabível na grande maioria dos recursos.

Magalhães relata que resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) planeja dotar sessões virtuais de forma assíncrona (sem interação em tempo real), com sustentação oral gravada e critérios específicos para pedidos de destaque. 

Na última terça-feira (28), ocorreu um ato público em defesa da sustentação oral.

Reeleição

Roberta foi reeleita pela 3ª vez como presidente da OAB subseção Camaquã. O ato de posse ocorrerá no dia 18 de fevereiro, às 18h, no teatro São Pedro.

Ainda não há data para a posse desta gestão, pois depende da agenda do presidente, mas deve ocorrer entre fevereiro e março.

Juízes novos na Comarca

Novos juízes titulares estão na Comarca que atende Camaquã. Na 1ª Vara está atuando Tarcísio, na 2ª Vara está atuando Rafael e na Vara Criminal continua atuando Bruna.

Confira a participação completa:

  • esporte banner desktop ok