Duplicação da BR-116 ocorrerá com recursos públicos
Ministro Renan Filho vistoriou as obras nesta sexta-feira (27)


Na manhã desta sexta-feira (27), o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o vice-governador Gabriel Souza assinaram a ordem de serviço para a retomada da obra no lote 7 da BR-116.
O trecho, onde já há 21,3 quilômetros de duplicação, inclui o Viaduto de São Lourenço e ruas laterais da comunidade de Coqueiros.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Gabriel abordou um tema primordial: a compensação das perdas do ICMS pelo governo federal, após a mudança de lei que resultou na diminuição da receita de estados e municípios.
“Esta é uma pauta prioritária para nós. Entendemos que houve uma interferência do ente federal nas receitas dos demais entes federados. A recomposição dos valores é fundamental para mantermos o equilíbrio financeiro, conquistado após muito trabalho e reformas estruturais”, afirmou.
Gabriel Souza
Infraestrutura
Ao abordar a retomada da obra do lote 7, Gabriel lembrou que a posição geográfica do Estado impacta na logística e exige investimentos em infraestrutura.
“A ordem de serviço que estamos assinando hoje demonstra a importância que o governo está dando a esta obra, em uma rodovia que é imprescindível para o nosso desenvolvimento”, disse.
Gabriel Souza
Segundo o ministro, o ato desta sexta-feira marca a assinatura da primeira ordem de serviço da pasta no novo governo.
Junto aos trabalhos no lote 7 da BR-116, ele anunciou a previsão de investimentos de R$ 1 bilhão para o Rio Grande do Sul.
Inspeção de obras
Na sequência, o ministro e o vice-governador seguiram para vistoria técnica nas obras que estão em andamento na rodovia.
Primeiro nos lotes 1 e 2 e no lote 5, km 402, município de Camaquã, onde a duplicação é feita pela Construtora Planaterra.