Deputado critica intenção do Governo Federal em permitir pedágio entre Camaquã e Porto Alegre: “É segregação!”
O deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) participou do programa Bom Dia desta quarta-feira (29) para falar sobre a proposta de leiloar a concessão de 15 novas rotas em rodovias federais

O deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) participou do programa Bom Dia desta quarta-feira (29) para falar sobre o leilão de 15 novas concessões de rodovias anunciados pelo Ministério de Transportes. Uma das rotas anunciadas, chamada de Integração do Sul, inclui o trecho da BR-116 entre Camaquã e Porto Alegre.
De acordo com Trzeciak, é fundamental que a população se mobilize contra o projeto para que não saia do papel. A ideia é fazer uma manifestação em fevereiro com objetivo de sensibilizar o ministro Renan Filho.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Assista a entrevista completa:
O anúncio
O ministro de Transportes, Renan Filho, apresentou na manhã desta terça-feira (28) o pipeline de concessões rodoviárias para 2025, com o cronograma de editais e leilões previstos para 15 rodovias federais, incluindo a BR-116 entre Camaquã e Porto Alegre. A rota, que além da BR-116 também inclui trechos das rodovias 158, 392 e 290, é chamado de Integração do Sul.
De acordo com as informações apresentadas pelo ministro, em abril o projeto deverá ser analisado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Caso aprovado, o edital é aberto em setembro e o leilão ocorre em dezembro. O ministro classificou a concessão desta rota como “muito importante”.
O Governo Federal espera garantir um investimento total de R$ 161 bilhões com os 15 leilões em 2025. Além disso, o ministro demonstrou orgulho em aumentar o número de leilões apresentados. Em 2024 foram sete leilões e para 2026 a intenção é leiloar outras 20 rotas.
Ecosul
O projeto de otimização de concessão da rota do Polo Rodoviário de Pelotas, onde a Ecosul tem a concessão e é cobrado o pedágio mais caro do Brasil (R$ 19,60 para veículos de passeio), aparece como arquivado. No final de 2024 a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmou que não haverá renovação quando o contrato for encerrado, em abril de 2026.