Seis pessoas são presas em operação no RS contra quadrilha especializada em roubo e furto de caminhonetes
Os mandados foram cumpridos em Frederico Westphalen e Seberi, no norte do RS, São Leopoldo e Canoas, na Região Metropolitana

A Operação Alto Luxo prendeu seis pessoas envolvidas no roubo, adulteração e revenda de caminhonetes. As prisões ocorreram na manhã desta segunda-feira (27). Os mandados foram cumpridos em Frederico Westphalen e Seberi, no norte do RS, São Leopoldo e Canoas, na Região Metropolitana.
Conforme a Polícia, a maioria dos crimes cometido por essa quadrilha ocorria em Canoas e no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Mas o grupo também agia em outras localidades do estado, como Passo Fundo e até em Santa Catarina.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Segundo a investigação, o alvo preferencial dos criminosos eram caminhonetes Hilux e L200. Segundo o delegado Luis Firmino, o grupo usava equipamentos eletrônicos como clonadores de chaves e módulos de ignição. A polícia afirma que, em média, os criminosos levavam menos de 30 segundos para desbloquear e dar partida nas caminhonetes.
Depois dos crimes, os veículos eram levados para galpões ou oficinas clandestinas, onde tinham as placas adulteradas para depois serem revendidos por meio de plataformas digitais. A polícia estima que o esquema criminoso tenha causado prejuízo superior a R$ 2 milhões.
Segundo a polícia, cerca de 50 caminhonetes foram roubadas ou furtadas em seis meses. A operação cumpriu nove mandados de prisão e 25 de busca e apreensão na manhã desta segunda-feira. A ofensiva contou com a participação de 60 policiais.
Uma Mercedes A200 foi apreendida, além de equipamentos eletrônicos utilizados para cometer os crimes.