20 de fevereiro de 2025
24°C
  • Design sem nome (24)

Municípios da Zona Sul são contemplados no Programa Desassorear RS

Entre as cidades contempladas estão Arambaré, Cerro Grande do Sul, Pelotas, Rio Grande, São Lourenço do Sul e Tapes


Por Kathrein Silva Publicado 30/01/2025
Ouvir: 01:52
Clic – 2025-01-30T082014.529
Foto: Maurício Tonetto

O Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS) irá contemplar 154 municípios, entre estes estão Arambaré, Cerro Grande do Sul, Pelotas, Rio Grande, São Lourenço do Sul e Tapes. Serão R$ 301,3 milhões investidos com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).

Os trabalhos iniciaram 10h28min da última quarta-feira (29), quando uma retroescavadeira mergulhou a pá no leito do Arroio Pedrinho, no distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves, removendo a primeira carga de lama, rochas e pedaços de madeira

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Serão dois eixos desenvolvidos pelo programa. O primeiro será desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), com foco em recursos hídricos menores, como riachos, arroios e canais de drenagem. Já o segundo será realizado em uma etapa futura pela Secretaria do Meio Ambiente em rios de médio e grande porte.

As obras serão realizadas com 40 frentes de trabalho simultâneas. As ações também incluem a criação de normativas modelos, capacitação de técnicos municipais e alocação de recursos financeiros para a contratação do maquinário necessário para o desassoreamento. 

Além do investimento no Programa de Desassoreamento, o governador lembrou que o Plano Rio Grande está destinando mais de R$ 700 milhões para a dragagem de canais de navegação e hidrovias sob responsabilidade da Portos RS.

Na apresentação abaixo, são listados os 154 municípios contemplados.

  • CLIQUE AQUI (1)