Municípios da Zona Sul são contemplados no Programa Desassorear RS
Entre as cidades contempladas estão Arambaré, Cerro Grande do Sul, Pelotas, Rio Grande, São Lourenço do Sul e Tapes

O Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS) irá contemplar 154 municípios, entre estes estão Arambaré, Cerro Grande do Sul, Pelotas, Rio Grande, São Lourenço do Sul e Tapes. Serão R$ 301,3 milhões investidos com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
Os trabalhos iniciaram 10h28min da última quarta-feira (29), quando uma retroescavadeira mergulhou a pá no leito do Arroio Pedrinho, no distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves, removendo a primeira carga de lama, rochas e pedaços de madeira
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Serão dois eixos desenvolvidos pelo programa. O primeiro será desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), com foco em recursos hídricos menores, como riachos, arroios e canais de drenagem. Já o segundo será realizado em uma etapa futura pela Secretaria do Meio Ambiente em rios de médio e grande porte.
As obras serão realizadas com 40 frentes de trabalho simultâneas. As ações também incluem a criação de normativas modelos, capacitação de técnicos municipais e alocação de recursos financeiros para a contratação do maquinário necessário para o desassoreamento.
Além do investimento no Programa de Desassoreamento, o governador lembrou que o Plano Rio Grande está destinando mais de R$ 700 milhões para a dragagem de canais de navegação e hidrovias sob responsabilidade da Portos RS.
Na apresentação abaixo, são listados os 154 municípios contemplados.