Nota sobre concessão do trecho na BR-116 entre Camaquã e Porto Alegre é emitida pelo Consórcio Intermunicipal Centro-Sul
O consórcio, que é formado por 16 municípios da região Centro-Sul do Rio Grande do Sul, emitiu um documento manifestando sua preocupação com a proposta de instalação de novas praças de pedágio na BR-116

Uma nota sobre a concessão do trecho na BR-116 entre Camaquã e Porto Alegre foi emitida pelo Consórcio Intermunicipal Centro-Sul, presidido pelo prefeito Abner Dillmann, foi divulgada na tarde desta sexta-feira (31).
O consórcio, que é formado por 16 municípios da região Centro-Sul do Rio Grande do Sul, emitiu um documento manifestando sua preocupação com a proposta de instalação de novas praças de pedágio na BR-116. Na nota, a organização acredita que a medida impacta negativamente o desenvolvimento da região.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Na nota, o consórcio ainda afirma estar mobilizado e buscando apoio para discutir alternativas que não prejudiquem o crescimento da região.
Confira abaixo a nota na íntegra:
O Consórcio Intermunicipal Centro Sul, composto por dezesseis municípios da região Centro-Sul do Rio Grande do Sul, manifesta sua preocupação com a proposta de instalação de novas praças de pedágio na BR-116, incluindo uma em Camaquã. Acreditamos que essa medida poderá impactar negativamente o desenvolvimento econômico da região, afetando setores como o turismo, a instalação de empresas e a expansão industrial. Além disso, poderá onerar o transporte de mercadorias pelo Porto de Rio Grande, essencial para nossa economia. Estamos mobilizados e buscamos o apoio de instituições e da comunidade para discutir alternativas que não prejudiquem o crescimento regional.
O Consórcio Intermunicipal Centro-Sul tem se posicionado ativamente em relação às concessões de pedágio na região. Em 26 de junho de 2023, participou de uma audiência pública que discutiu a instalação de 13 praças pedágios na metade sul do Estado, demonstrando preocupação com os impactos dessas concessões para os municípios consorciados.
Além disso, o Consórcio, tem se mobilizado contra a implementação de pedágios nas BR290 e BR-116, buscando alternativas que não onerem os usuários e que promovam o desenvolvimento regional de forma equilibrada.
Essas ações refletem o compromisso do Consórcio em defender os interesses dos municípios integrantes e garantir que as decisões sobre concessões de pedágio considerem as necessidades e particularidades da região Centro-Sul do Rio Grande do Sul.
ABNER DOS SANTOS DILLMANN
PRESIDENTE DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL CENTRO SUL