12 de abril de 2025
22°C
  • Clic_960x90_Abril_TonsNeutros

Municípios da Costa Doce são afetados por grande volume de chuva nos últimos dias

Mais de 100 pessoas desalojadas em Tapes, cinco pessoas removidas de suas residências em São Lourenço do Sul e nível da Lagoa dos Patos segue subindo em Arambaré


Por Pablo Bierhals Publicado 26/09/2023
Ouvir: 04:07
Foto: Internauta/Clic Camaquã

Os municípios da Costa Doce estão sendo afetados pelo grande volume de chuva que atinge o Rio Grande do Sul nos últimos dias. Nesta terça-feira (26), foram registrados desalojamentos e suspenção de atividades escolares em alguns municípios, além de danos em estradas, pontes e outras estruturas.

Confira os municípios que suspenderam atividades escolares na Costa Doce!

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Arambaré

A água da laguna está cobrindo a orla da praia e atingindo as árvores em alguns pontos. Ruas do bairro Caramuru, por onde passa o Arroio Velhaco, também são atingidas. Para Santa Rita do Sul, uma força-tarefa está sendo organizada para auxiliar os moradores afetados pelas enchentes.

Camaquã

A AUD, empresa responsável pela administração da Barragem do Arroio Duro, registrou o nível do arroio que passa pela cidade, próximo do CTG Camaquã. Segundo o engenheiro Everton Fonseca, a água está 25cm acima do normal, sem motivo para grande preocupação. Já o nível da barragem segue em 100% de sua capacidade total, com a cota de 55,11m e água saindo pela crista do vertedouro.

Sobre as regiões afetadas pela cheia do Rio Camaquã nas regiões da Pacheca, Ilha Santo Antônio e Charqueada, o secretário Diego Garcia informou que equipes estão em deslocamento para auxiliar moradores que estejam em risco. No interior, estradas e pontes também estão danificadas, dificultando o tráfego.

São Lourenço do Sul

No município de São Lourenço do Sul, o nível elevado dos arroios São Lourenço, Caraha e Lagoa dos Patos obrigou a remoção de cinco pessoas para o abrigo público disponibilizado pelo Poder Executivo do município. A Defesa Civil orienta que os moradores ribeirinhos deixem suas residências e procurem abrigo público ou na casa de parentes. De acordo com comunicado do Executivo, com influência do vento sul, na praia da Barrinha e Nereidas, a força das ondas também está causando danos severos na estrutura da orla.

Tapes

De acordo com a Defesa Civil, até o momento cerca de 100 pessoas ficaram desalojadas em Tapes, sendo a maioria na Vila dos Pescadores. As pessoas que residem em áreas de risco estão sendo encaminhadas para abrigos da prefeitura e casas de amigos. A estrutura do calçadão e o trapiche também foram danificados pela força das ondas.

De acordo com a Prefeitura de Tapes, mais de 200 refeições que estão sendo preparadas no Salão Paroquial por voluntários e a equipe da Assistência Social serão distribuídas para os desalojados. A administração do município solicita doação de alimentos, colchões e cobertores aos afetados pela enchente.

Saiba o que e onde doar:

  • Alimentos: Secretaria Municipal da Assistência Social, Rua João Pessoa, nº 317 – Centro.
  • Colchões e Cobertores: CIM Alvinho, Rua Professor Luiz Vieira, nº 1175, em frente a Escola Divino.

Em caso de emergência, ligue para (51) 99632.7188 (Bombeiros Voluntários), 199 (Defesa Civil), 190 (Brigada Militar), (51) 99837-0588 (Adan), (51) 99797-0730 (Fedão).

  • Design sem nome – 2025-03-26T150501.573