VÍDEOS: Internautas relatam infestação de sapos na Prainha, em Camaquã
A equipe de reportagem entrou em contato com a Secretaria Municpal do Meio Ambiente, que está averiguando a presença dos sapos próximo à Prainha

Internautas entraram em contato com o Clic Camaquã relatando infestação de sapos no Bairro Jardim do Forte, próximo ao local onde fica localizada a Prainha. Os realatos dos internautas foram enviados nesta quarta-feira, 19 de outubro.
Nas imagens encaminhadas para a reportagem, é possível acompanhar a presença de centenas (ou até milhares) de anfíbios nas calçadas e na rua General Zeca Netto, próximo ao Condomínio Nemo Pires.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
A equipe de reportagem entrou em contato com biólogo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Silvano Gross, para entender o caso. Ele relatou que acredita que seja apenas “realização do ciclo de vida natural”.
“A princípio, nada que se preocupar, apenas a realização do ciclo de vida natural, pois um lago é uma habitat perfeito para esse animal”, relatou o biólogo.
Silvano Gross informou também que está no local averiguando o caso de infestação dos sapos. Ele relatou estar consultando uma especialista no assunto para verificar, após será emitido uma nota informativa para comunidade.
Qual a diferença entre sapos, rãs e pererecas?
Os sapos são geralmente espécies da família dos bufonídeos (Família Bufonidae). Visualmente, podemos distinguir o sapo dos outros anuros analisando sua pele. A pele desses animais é mais seca e rugosa, o que os difere das pererecas e rãs, as quais apresentam pele mais lisa e úmida.
Além disso, os sapos, em geral, são mais volumosos e possuem patas curtas que impedem saltos a grandes distâncias. Eles ainda apresentam glândulas paratoides, onde é produzido veneno. Esses animais são encontrados em áreas mais secas, procurando ambientes aquáticos apenas no momento da reprodução.
As rãs apresentam pele mais lisa que a dos sapos. As rãs são anfíbios que possuem a pele lisa e uma cintura robusta. Nesses animais, observa-se uma grande capacidade de saltar, além de habilidade para a natação por causa da presença de membranas entre os dedos, que funcionam como pés de pato.
As rãs apresentam um hábito mais aquático e são encontradas em locais mais próximos a lagos e outros lugares úmidos. As rãs são encontradas em diferentes famílias, e merecem destaque as famílias Leptodactylidae, Leiuperidae, Cycloramphidae e Ranidae.
As pererecas diferenciam-se pelos discos adesivos presentes em seus dedos
As pererecas são anfíbios anuros mais adaptados a uma vida arborícola e apresentam membros bastante desenvolvidos que lhe permitem grandes saltos. Elas apresentam a pele lisa, assim como as rãs. A característica que as diferencia das rãs é a presença de discos adesivos localizados na ponta dos dedos desses animais. São esses discos adesivos que permitem que as pererecas sejam capazes de escalar superfícies.