Operação Tartarugas Livres resgata dois mil ovos de tartaruga em Rio Grande
Também foram resgatados 200 animais e duas pessoas foram presas

A Polícia Civil e a Brigada Militar deflagraram a operação Tartarugas Livres no litoral gaúcho, na segunda-feira (19). Na ação, foram resgatados 2 mil ovos de tartaruga e 200 animais da mesma espécie em um canteiro artificial no município de Rio Grande. Além dos ovos e das tartarugas, também foram apreendidas dez armas de fogo, munições e apetrechos para recarga e foram cumpridas três ordens judiciais. Duas pessoas foram presas.
Os ovos e animais resgatados estavam em condições inapropriadas e foram encaminhados para a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para tratamento e reintegração ao seu habitat natural. Na semana passada, durante a primeira fase da operação, foram resgatados 800 ovos de tartaruga.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O tráfico de tartarugas é uma prática ilegal que envolve a captura, comércio e venda de tartarugas, tanto terrestres quanto aquáticas, e de seus ovos. Esse comércio ilegal representa uma ameaça significativa para as populações de tartarugas em todo o mundo, levando muitas espécies à beira da extinção.