05 de abril de 2025
15°C
  • esporte banner desktop ok

ENVENENAMENTO: Saiba o que fazer para salvar seu pet

Breno Danelon da Cão & Cia participou do programa Bom Dia Camaquã e deu dicas para os donos de animais agirem em caso de envenenamento, confira


Por Redação Clic Camaquã Publicado 11/02/2020
Ouvir: 03:08

Na manhã desta terça-feira (11), Breno Augusto Laux Danelon, proprietário da Clínica Veterinária Cão & Cia, participou do programa Bom Dia Camaquã, apresentado pelo jornalista eduardo Costa. O veterinário falou sobre os problemas com envenenamento nos animais.

Breno comentou que a princípio existem dois tipos de envenenamento. O primeiro se dá por substâncias anticoagulante, que são os raticidas. Esses são venenos comuns, que qualquer pessoa tem acesso no comércio. Também tem os venenos controlados, com venda proibida. 

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Leia também: Reconstrução da Sinaleira entra em fase de finalização

O veterinário explicou que quando o animal consome o veneno de rato, ele passa a ter sangramentos, que podem ser percebidos 72 horas depois da ingestão. Breno informou que o dono do animal pode agir imediatamente após perceber que pet ingeriu a substância, dando água oxigenada para induzir o vômito no animal. 

Breno comentou que a quantidade da substância é de acordo com o peso do animal, ou seja, se animal tem 10 quilos, se aconselha a dar 10ml da água oxigenada. Ele explicou que a solução deve ser oferecida ao animal em uma seringa ou copinho, com o líquido puro.

De acordo com ele, a água oxigenada vai atuar em alguns minutos, colaborando para que o organismo do pet não absorva o veneno. Breno alerta que se o dono não viu o momento em que o animal comeu o veneno, é interessante se dirigir a uma clínica para que sejam realizados exames e verificar a coagulação do animal. O acompanhamento veterinário é importante para avaliar a saúde do animal depois do incidente. 

Ele comentou que existem os venenos a base de estricnina, que tem a venda proibida, mas que infelizmente pode ser encontrado em alguns locais. Breno informou que a ação dessas substâncias são mais agressivas e requerem que o animal fique sedado por 48 horas. O veneno faz com que o animal convulsione e isso pode levar a óbito.

Desde o dia primeiro de fevereiro, a redação do Clic Camaquã tem recebido diversos relatos de moradores da cidade informando casos de envenenamento de animais. Alguns dos comentários informam desaparecimento de pets. Qualquer informação sobre casos semelhantes podem ser enviadas para o ClicNews, pelo número (51) 99200-4902.

Saiba mais: Desaparecimento e envenenamento de animais segue preocupando camaquenses

Confira a entrevista completa a pertir dos 36 minutos de transmissão: 

  • esporte banner desktop ok