06 de abril de 2025
24°C
  • esporte banner desktop ok

Deputado propõe afastamento de até dois dias a servidor público que tiver o falecimento do seu pet

Projeto que propõe afastamento de dois dias para servidores públicos é de autoria do deputado estadual Rodrigo Maroni (PSDB)


Por Redação Clic Camaquã Publicado 21/06/2022
Ouvir: 02:42
Projeto prevê afastamento de dois dias para luto por animal de estimação
Projeto prevê afastamento de dois dias para luto por animal de estimação

O deputado estadual Rodrigo Maroni (PSDB) protocolou na última sexta-feira, 17 de junho, um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa que propõe o afastamento de até dois dias consecutivos para o servidor público que tiver o falecimento do seu animal de estimação. 

Maroni ressalta que os companheiros de quatro patas se tornaram membros das famílias, tendo um laço de amor e carinho cada vez mais intenso e único com os seus tutores. O projeto busca amenizar o sofrimento enfrentado pelos tutores nos primeiros dias, após o falecimento do seu pet.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

“É o mínimo que pode ser concedido à pessoa, ao servidor público que perde seu animal de estimação, hoje em dia. É um luto como se fosse de um familiar, às vezes até uma dor maior do que a perda de um pai, uma mãe ou um familiar, justamente por isso este momento em que ocorre a morte deve ser respeitado”, afirma Maroni. 

O deputado que propôs o afastamento lembra ainda, que conforme dados recentes do IBGE, aproximadamente 47% dos lares no Brasil têm ao menos um cachorro e 20% ao menos um gato.

Luto pela perda de um pet

A psicóloga da Associação Brasileira em prol da Saúde Mental na Medicina Veterinária – Ekôa Vet, Bianca Gresele, reforça que as perdas fazem parte do ciclo vital humano e, quando alguém depara-se com essa situação, que pode ser material, física, emocional, entre outras, é natural que vivencie o processo de luto.

“A partir do momento em que percebemos que o sofrimento resulta do vínculo estabelecido entre pessoa, objeto ou animal perdido, é possível compreender que se aquilo que foi perdido tinha um significado importante para o indivíduo, o sofrimento será inevitável. Várias pesquisas realizadas por psicólogos confirmam que o luto pela perda de um animal é real e que não há diferença nas emoções e reações que o enlutado experencia quando comparado ao que sente pela perda de um familiar ou amigo”, menciona.

  • esporte banner desktop ok