05 de abril de 2025
23°C
  • esporte banner desktop ok

ARCA possui cerca de 600 animais disponíveis para adoção em Camaquã

Nessa sexta-feira (6), reportagem do Clic noticiou um novo caso de abandono; saiba como adotar


Por Redação Clic Camaquã Publicado 06/03/2020
Ouvir: 03:45

É quase impossível encontrar uma pessoa que não goste de animais. Os bichinhos de estimação estão presentes na maioria das residências, dando carinho e fazendo companhia para as famílias que os adotam. Porém existem vários animais que são abandonados no município de Camaquã.  

Ivana de Paula, fundadora da Associação Protetora dos Animais de Rua de Camaquã (ARCA), falou sobre o problema que o abandono causa aos animais e para a comunidade de modo geral. De acordo com a voluntária, a maioria dos animais que estão abrigados na ARCA e no Canil Municipal foram em decorrência de abandono. 

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Nesta sexta-feira (6), a reportagem do Clic Camaquã noticiou mais um caso de abandono. A Associação Protetora aos Animais de Rua Camaquã (ARCA) comunicou o abandono de um cachorro da raça Chow Chow em Camaquã. Segundo a publicação da entidade, o animal foi abandonado por uma moradora do bairro Santa Marta que vendeu sua casa e foi embora da cidade, deixando o animal.

Ainda segundo a ARCA, o animal teve filhotes recentemente, sendo que os bebês não estavam mais com a cadela no momento. Clique aqui e leia esta notícia completa.

Assista a reportagem exclusiva do Clic Camaquã com a repórter Sabrina Borges:

Em algumas ocasiões, cachorros e gatos de uma ninhada inteira foram abandonados juntos, em beiras de estradas ou em frente a terrenos de pouca movimentação. Os animais que são recolhidos em situação de abandono, são postos para adoção e os que pertencem a algum lugar, são tratados, castrados e devolvidos. 

Ivana comentou que quando os animais são recolhidos devido alguma denúncia de maus tratos, o dono do animal é indiciado, respondendo a um processo, sem poder adquirir nenhum animal pelo período de cinco anos. Ela explica que é muito importante que as pessoas tenham consciência na hora de adotar um bichinho.

“São bolinhas de pêlo lindas, mas uma hora crescem, arranham móveis, não cabem mais no apartamento”, comentou. De acordo com ela, existem vários critérios que precisam ser levados em conta antes de adotar, para que a ação não aconteça no impulso e gere o abandono depois.

Na ARCA e no Canil estão cerca de 600 animais abrigados. Todos eles estão disponíveis para adoção responsável. Se você tem uma casa que possua um terreno com espaço, pode disponibilizar uma alimentação adequada, possui tempo para se dedicar aos cuidados e principalmente tem amor para compartilhar, entre em contato com a ARCA, através do Facebook e agende uma visita. 

Outra forma de realizar as adoções é através das feirinhas, que são realizadas periodicamente no município. Ivana comentou que na última semana do mês de janeiro, vai ser realizada uma nova feirinha, onde os filhotes serão levados para um local, que ainda não foi definido, para que as pessoas possam conhecê-los e os adotar. 

Acompanhe as notícias do Clic Camaquã para saber mais informações sobre as próximas ações da ARCA no município.

  • esporte banner desktop ok