05 de abril de 2025
16°C
  • CLIQUE AQUI (1)

ARCA e Brigada Militar resgatam gato deixado “para morrer” no bairro Cohab

Gato foi abandonado pelos tutores dentro de uma gaiola e deixado "para morrer"; voluntários da ARCA resgataram o animal com apoio da Brigada Militar


Por Redação Clic Camaquã Publicado 30/08/2022
Ouvir: 03:52
ARCA e Brigada Militar resgatam gato deixado para morrer na Cohab
ARCA e Brigada Militar resgatam gato deixado para morrer na Cohab

No final da última semana, a Associação Protetora aos Animais de Rua Camaquã (ARCA) precisou do apoio da Brigada Militar para resgatar um gato deixado “para morrer” em uma residência do bairro Cohab (Dr. Rosinha), em Camaquã. O resgate aconteceu na quinta-feira, 25 de agosto, em uma residência que fica há poucos metros da avenida José Loureiro da Silva.

De acordo com a voluntária e administradora da ARCA, Ivana de Paula, foi necessária a presença da Brigada Militar para que os tutores entregassem o gato, que estava preso em uma gaiola: “O gato estava no fundo do pátio, dentro de uma gaiola, [deixado] para morrer. A tutora não queria entregá-lo porque optou por deixá-lo morrer em casa, sendo que deveria dar a ele atendimento veterinário”, contou Ivana, ativista da causa animal.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

“Na primeira visita, ofereci médico a baixo custo na ARCA, onde poderia pagar como pudesse, mas que me deixasse levar para atendimento. Ela não aceitou. Outra pessoa da casa queria que eu entrasse, mas a outra não, momento em que busquei apoio de autoridade policial para que pudéssemos salvar o felino”

ARCA e Brigada Militar resgataram gato deixado “para morrer” no bairro Cohab. Foto: ARCA

A voluntária conta que a equipe de voluntários conseguiu a liberação de uma das pessoas, que autorizou o acesso, para assim recolher o felino, encontrado em situação de extrema debilidade.

Ela contou que o animal tinha cheiro fétido devido a infecção na boca, com vestígios de início de miíase (bicheira) na boca, mas com grande chance de se salvar.

“O que ele precisava era somente de assistência médica. Após a higienização, conseguiu se alimentar e passará por tratamento intenso com a médica veterinária”, finalizou Ivana.

A miíase é uma doença causada pela presença de larvas de moscas em órgãos e/ou tecidos do gato ou cachorro (ou pessoa!), sendo que esses parasitas passam a se nutrir de tecidos vivos ou mortos do hospedeiro.

Já que o agente de contaminação da miíase são as moscas, a melhor forma de prevenir a doença é tentando mantê-las o mais longe possível do seu amigo. Isso implica em manter a higiene tanto do pet quanto do ambiente em que ele vive sempre em ordem.

Ajude a ARCA

Tem um espaço na sua casa ou no seu pátio para um companheiro ou uma companheira de quatro patas? A ARCA tem diversas opções para você que precisa de uma nova dose de carinho em formato de cachorro.

Na ARCA, tem pet de todas as cores e tamanhos. Castrados e vacinados, os cachorrinhos estão à espera de um novo lar. Além de levar um novo companheiro para a casa, você está salvando a vida de um grande amigo e dando a ele a oportunidade de receber amor em um lar seguro.

Entre em contato com a equipe de voluntários da Associação e ajude pelo número (51) 99798-4643. 

ARCA e Brigada Militar resgataram gato deixado “para morrer” no bairro Cohab. Foto: ARCA

  • esporte banner desktop ok