Grêmio bate o Sportivo Luqueño na estreia da Sul-Americana com gol de Braithwaite
Jogando no Paraguai, o tricolor gaúcho começou com o pé direito a competição e somou os primeiros três pontos


O Grêmio estreou na Copa Sul-Americana em uma noite com atuação pouco inspirada, mas suficiente para vencer o Sportivo Luqueño por 2 a 1 na quarta-feira (2). Jogando no Paraguai, o tricolor gaúcho começou com o pé direito a competição e somou os primeiros três pontos.
Um resultado construído graças aos centroavantes da equipe. Arezo, no primeiro tempo, e Braithwaite, no segundo, marcaram os gols gremistas na estreia da competição continental. Federico Santander fez o da equipe da casa.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Quinteros promoveu uma série de mudanças no Grêmio para a estreia na Copa Sul-Americana. Depois de apostar em jogadores de características mais defensivas, o técnico resolveu utilizar atletas de características mais ofensivas no Paraguai.
João Pedro, Dodi, Cristaldo e Pavon entraram no time que venceu o Atlético-MG no último sábado. Igor Serrote, Camilo, Edenilson e Cristian Olivera saíram da equipe.
Pênalti e desatenção
Apesar das mudanças, o Grêmio voltou a apresentar durante o primeiro tempo os mesmos problemas que marcam o início de 2025. Além das jogadas pelas pontas, o time não conseguiu ser consistente na criação. E sem a bola, a linha defensiva voltou a apresentar momentos de desatenção.
Em um desses lances de apagão, o Sportivo Luqueño chegou a abrir a placar. Marcelo Pérez, com apenas três minutos de jogo, marcou após cobrança de falta. Mas o atacante estava impedido e o lance foi anulado pela arbitragem.
O VAR entrou em ação minutos depois. E novamente com resultado favorável ao Grêmio. Arezo fez o cruzamento para Cristaldo na marca do pênalti. O zagueiro da equipe paraguaia acertou o camisa 10. Após revisão no vídeo, o pênalti foi marcado. O centroavante converteu a chance.
Uma desatenção quase inacreditável permitiu o empate do Sportivo Luqueño. Jemerson jogou a bola pela lateral, após receber passe de Volpi. O zagueiro não viu que Federico Santander ficou livre.
O gandula entregou a bola rapidamente para um atleta da equipe paraguaia fazer a reposição para o centroavante, que venceu o goleiro gremista na finalização dentro da área.
Aos 37 minutos, Cristaldo lançou Amuzu. O passe acabou saindo mais em direção a linha lateral do que o desejado, mas mesmo assim o atacante conseguiu alcançar o passe. O camisa nove cortou para o meio e arriscou a finalização. Aguilar defendeu.
O goleiro do Luqueño trabalhou outra vez antes do fim do primeiro tempo. Cristaldo cruzou para Pavon e Aguilar fez boa defesa. O último lance do primeiro tempo ilustrou bem o que foi a metade inicial do confronto.
Amuzu teve a bola no campo de ataque, em cima da linha de fundo, mas preferiu tentar um passe para trás. O lance terminou com a bola no campo de defesa do Grêmio e o juiz apitou o final da primeira etapa.
Vantagem e susto
O início do segundo tempo teve um pouco mais a bola nos pés dos jogadores do Grêmio. O problema é que o time apostou demais em lançamentos para Arezo, sem a aproximação dos demais companheiros.
Aos dois minutos, Amuzu fez jogada pela esquerda e cruzou para Arezo. Villalba se antecipou ao centroavante gremista e afastou a bola da área. Os levantamentos na área buscando o camisa 19 seguiram, mas sem sucesso.
Pérez deu um susto em Volpi aos 10 minutos de jogo. O atacante recebeu no lado direito e não foi pressionado por Lucas Esteves ou Amuzu. A finalização de fora da área passou perto da trave.
Incomodado com o que via em campo, Quinteros resolveu fazer três trocas de uma vez. Edenilson, Cristian Olivera e Braithwaite entraram. Saíram Dodi, Pavon e Arezo.
Na primeira participação dos jogadores que entraram, o Grêmio quase marcou. Kike fez fila pela direita e tocou para Braithwaite, que finalizou em cima de um defensor.
Na segunda tentativa, a bola acabou no fundo das redes. Cristian Olivera recebeu na direita e fez o cruzamento na medida para o cabeceio de Braithwaite. De volta muito antes das previsões do departamento médico, o dinamarquês fez o segundo gol gremista da noite aos 25 minutos.
Fonte: GZH