RS cria bolsas de iniciação científica voltadas para ações pelo fim dos preconceitos
Submissão das propostas será realizada de 28 de março até 20 de maio
![]dfa](https://www.cliccamaqua.com.br/wp-content/uploads/2025/03/dfa.jpg)
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), lançou, nesta quinta-feira (27), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica e de Inovação (Probic/Probiti), com a criação da modalidade de bolsas destinadas para as instituições que possuem ações afirmativas (Probic-AF e Probiti-AF), em benefício de pessoas pertencentes a grupos discriminados e vitimados pela exclusão socioeconômica.
Conforme a pasta, com investimento de R$ 15,1 milhões do Estado, programa poderá atender até 1,8 mil estudantes de graduação. Serão majoradas em 10% o número de bolsas para instituições com políticas de Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI).
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
A iniciativa de lançar o Probic-AF e Probiti-AF é fruto de uma proposição da Comissão de Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI), que foi implementada na Fapergs, em setembro de 2023, após chamada pública para a sua constituição. O objetivo do grupo é gerar iniciativas que contribuam para a erradicação de preconceitos de raça, gênero, orientação sexual, condição física, idade, religião e demais formas de discriminação, bem como para o aumento da representatividade na produção do conhecimento científico.
Nas instituições para as quais forem concedidas dez bolsas Probic e Probiti ou mais na modalidade regular, e que tenham programa ou mecanismo de ações afirmativas para ingresso de estudantes em cursos de graduação, serão concedidas bolsas adicionais, correspondente a um adicional de 10% sobre o número de bolsas regulares concedidas. Essas bolsas adicionais, nas modalidades Probic-AF e Probiti-AF, deverão ser destinadas a estudantes com ingresso na instituição via programa de ações afirmativas.
Serão concedidas bolsas no valor de R$ 700 reais mensais, com vigência a partir de 1º de setembro de 2025 e duração máxima de até 12 meses e mínima de 30 dias. Os recursos visam atender às demandas de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) interessadas em obter cotas de bolsas destinadas a alunos de cursos de graduação.
O objetivo do programa é proporcionar a qualificação de recursos humanos do Estado, promovendo, desde a graduação, o interesse pela pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação. Além de promoverem o engajamento de estudantes no processo de investigação científica, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados, as bolsas complementam a formação acadêmica do aluno, priorizando o intercâmbio de conhecimento com os professores.
Inscrições
As inscrições das propostas, por parte das universidades, poderão ser realizadas de 28 de março até 20 de maio de 2025, por meio do SigFapergs, conforme os requisitos do programa e da documentação exigida no sistema. Outras informações podem ser consultadas no site ou pelo e-mail dec@fapergs.rs.gov.