Descoberta de pesquisador camaquense é destaque na revista Comunità Italiana
O camaquense Edison Hüttner, pesquisador da PUC-RS, confirmou que o italiano Tito Livio Zambeccari é o autor da bandeira do Rio Grande do Sul

O camaquense Edison Hüttner, pesquisador da Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), confirmou a autoria da bandeira do Rio Grande do Sul. O italiano Tito Livio Zambeccari, que lutou ao lado de Bento Gonçalves na Revolução Farroupilha, desenhou e pintou a bandeira gaúcha em 1833, em Buenos Aires.
A descoberta foi abordada em uma edição da revista Comunità Italiana, que traz os assuntos mais relevantes entre Brasil e Itália, especialmente para comunidade italiana.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Pequeno detalhe, grande descoberta
A revista traz a descoberta de Edson com o título “pequeno detalhe, grande descoberta”, em razão da forma que o pesquisador identificou a primeira evidência de que Tito Livio Zambeccari seria o autor da bandeira gaúcha.
A autoria conferida a Zambeccari foi o resultado de anos de estudos de Edison Hüttner com a colaboração de seu grupo de pesquisadores: Eder Abreu Hüttner e Felipe Assunção Soriano (PPGH/PUCRS).
De acordo com Hüttner, o significado das cores da bandeira remonta ao Império e a separação: o verde representava a Casa de Bragança, o amarelo a Casa de Habsburgo e o vermelho a separação.
A bandeira, conforme a pesquisa de Hüttner, foi idealizada antes mesmo da revolução (1835-1945) iniciar, e o quadro que mostra a bandeira com um lanceiro negro foi pintado já na Itália, quando Zambeccari retornou.
Entrevista do pesquisador ao Clic Camaquã
O pesquisador concedeu uma entrevista ao programa Controle Geral, da Clic Rádio, em março deste ano. Na ocasião estava ocorrendo uma exposição sobre a bandeira do Rio Grande do Sul no CTG Camaquã.
Assista a participação de Edison Hüttner no Controle Geral: