04 de abril de 2025
15°C
  • esporte banner desktop ok

Casa do Poeta Camaquense completa 36 anos

A secretária-geral da instituição, Inez Bernardete Ramos Crespo utilizou a Tribuna Popular da Câmara para destacar a trajetória de sucesso da entidade


Por Kathrein Silva Publicado 01/04/2025
Ouvir: 02:01
1280 x 720 (29)
Foto: Eduardo Costa/ Clic Camaquã

A Casa do Poeta Camaquense (CAPOCAM) completou 36 anos na área da Literatura e em particular a poesia, na última segunda-feira (31). A secretária-geral da instituição, Inez Bernardete Ramos Crespo utilizou a Tribuna Popular da Câmara para destacar a trajetória de sucesso da entidade.

A CAPOCAM localizada na praça Sylvio Luiz, foi fundada em 1989. A instituição também é afiliada a Casa do Poeta Brasileiro (POEBRAS). A associação, em sua trajetória, contribuiu para a publicação de aproximadamente 60 novos títulos.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

A casa editou seis coletâneas poéticas e oito edições da revista literária “Cidade da Poesia”. O foco da entidade é o projeto de leitura (contação de histórias e recitais) – Poesia na Escola, que já distribuiu mais de 8 mil livros, com atividades em praticamente todas as escolas de Camaquã e Região.

A associação tem cerca de trinta associados e tem como patrono Perpétuo, Luiz Carlos Barbosa Lessa; Patrona de Honra, Helena Beatriz de Campos Corleta; e Patrono Espiritual, Raphael Pires dos Santos.

Dentre os objetivos desta entidade cultural estão a descoberta de novos valores literários, o resgate de autores do passado que não tiveram oportunidade de publicar e o incentivo permanente à leitura, além de manter intenso intercâmbio da região Centro-Sul com outros polos culturais.

Durante a sua fala, Crespo afirmou que nesta sexta-feira (4), quando estiver ocorrendo o encerramento da Semana da Poesia será inaugurada a galeria dos ex-presidentes. Ela destacou a importância destas pessoas para o seguimento da intituição.

  • esporte banner desktop ok