Creme dental da Colgate é proibido pela Anvisa: Clean Mint estaria causando reações
Diante das denúncias, a Colgate-Palmolive afirmou, em nota enviada ao Metrópoles, que a fórmula da pasta de dente passou por mais de 10 anos de pesquisas e testes rigorosos

Uma linha de creme dental da Colgate foi proibida por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após relatos de efeitos adversos em consumidores. A determinação foi publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (27). As informações são do jornal Metrópoles.
Segundo a Anvisa, foram oito notificações registradas, envolvendo 13 eventos adversos relacionados ao uso dessa pasta. Entre os principais sintomas relatados, estão:
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
- inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral;
- sensação de ardência e dormência nos lábios e na boca;
- boca seca;
- gengiva irritada
- e vermelhidão.
Colgate Clean Mint
A pasta interditada é a Clean Mint, uma nova versão de um dos cremes dentais mais populares da marca, a Colgate Total 12. A empresa anunciou uma mudança na fórmula e no nome.
A marca ainda pode recorrer da decisão.
Colgate defende produto
Diante das denúncias, a Colgate-Palmolive afirmou, em nota enviada ao Metrópoles, que a fórmula da pasta de dente passou por mais de 10 anos de pesquisas e testes rigorosos. “O uso é seguro e não esperamos relatos de reações”, disse a empresa. A nota reconhece que algumas pessoas podem ter sensibilidade a ingredientes específicos e ofereceu canal de atendimento (0800 703 7722) para consumidores.
Especialistas, no entanto, sugerem que pessoas com reações adversas suspendam o uso imediatamente e procurem versões com fórmulas mais tradicionais.