18 de abril de 2025
27°C

CEEE Equatorial é multada em R$ 24,3 milhões pela Agergs após “falta de preparo para agir em situações de emergência”

A concessionária informou que recebeu a notificação e está analisando as informações para apresentar recurso


Por Pablo Bierhals Publicado 01/11/2023
Ouvir: 02:24
Foto: Divulgação/Agergs

A CEEE Equatorial foi multada em R$ 24,3 milhões pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Prestados Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs). O processo de fiscalização apontou “baixa qualidade dos serviços prestados” pela concessionária, que foi notificada do auto de infração na quinta-feira (26) e emitiu uma nota.

Segundo a Agergs, além da precariedade da manutenção de suas instalações, que refletem negativamente no seu desempenho operacional, a CEEE Equatorial também descumpriu parcialmente o Plano de Resultados de 2022 estabelecido para a concessionária

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

A CEEE Equatorial informou que recebeu a notificação e está analisando as informações para apresentar recurso. O prazo é de dez dias (leia a nota abaixo).

Em julho, o Conselho Superior da Agergs se reuniu de forma virtual com integrantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para expor a necessidade de ação fiscalizadora em relação aos serviços prestados pela concessionária. A Agergs ressalta que em maio já havia feito a mesma solicitação.

De acordo com a agência de regulação, a CEEE Equatorial demonstrou “falta de preparo para agir em situações de emergência”. Usuários do serviço chegaram a ficar duas semanas sem fornecimento de energia após a passagem de um ciclone extratropical pelo estado.

Nota da CEEE Equatorial

Nota de Esclarecimento

A respeito da informação divulgada pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS) nesta segunda-feira (30) sobre procedimentos de fiscalização realizados junto a CEEE Grupo Equatorial Energia, a concessionária informa que recebeu a notificação da agência na última quinta-feira, 26, e que está analisando as informações para apresentar recurso administrativo junto à agência reguladora, conforme rito previsto na regulação setorial.

Assessoria de Comunicação CEEE Grupo Equatorial Energia