Vereadores buscam solução para problemas causados por cavalos soltos no interior de Camaquã
Em reunião com secretário do Meio Ambiente, Vítor Azambuja e Ronaldinho Renocar sugeriram intensificação na fiscalização dos cavalos soltos


Os cavalos soltos seguem sendo um problema recorrente em Camaquã. Os vereadores Vítor Azambuja e Ronaldinho Renocar, do Progressistas, protocolaram, nesta segunda-feira (21), na Câmara Municipal de Camaquã, uma indicação ao secretário do Meio Ambiente de Camaquã, Endrigo Cunha Ribeiro.
- “Temos que solucionar o problema dos cavalos soltos nas estradas do interior”, defende Vereador
- Internauta denuncia cavalos soltos nas ruas do bairro São Pedro, em Camaquã
- Cavalos soltos geram briga entre vizinhos no interior de Camaquã
O documento solicita que a pasta intensifique a fiscalização em relação aos cavalos soltos em estradas do interior de Camaquã, a fim de que seja encontrada uma resolução para o problema, que é enfrentado, especialmente, pelos moradores e produtores rurais do interior.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O vereador Vítor falou sobre o assunto durante o programa Bom Dia Camaquã desta segunda-feira (21). Assista:
De acordo com os vereadores, a indicação visa garantir mais segurança aos motoristas que trafegam no interior, principalmente neste período de colheita, em que aumenta a movimentação nas estradas.
“Importante registrar que já ocorreram, nos últimos anos, diversos acidentes provocados pelos animais soltos, tendo inclusive, em alguns deles, ocorrido a morte de camaquenses”, lamentou Ronaldinho Renocar.
Os vereadores alegam que foram procurados por diversos moradores e agricultores preocupados com esta questão.
Após o protocolo do documento, os parlamentares se dirigiram até a Secretaria do Meio Ambiente de Camaquã, onde entregaram o documento diretamente a Endrigo.
O secretário declarou que está ciente da importância do tema e que irá realizar reuniões com os setores responsáveis, buscando formas de intensificar a fiscalização no interior do município.
De acordo com os vereadores, no final de 2021, o município celebrou um Termo de Colaboração com a Associação Protetora aos Animais de Rua de Camaquã (Arca).
“A Arca é remunerada mensalmente com objetivo de, entre outras atribuições, recolher animais em situação de rua, seja gatos, cachorros ou equinos. Junto ao Poder Executivo, pretendemos realizar a fiscalização deste contrato para garantir que se cumpra com a obrigação estabelecida no termo assinado”, explicou Vítor Azambuja.