18 de fevereiro de 2025
17°C
  • CLIQUE AQUI (1)

FOTOS: Lavouras de Encruzilhada do Sul sofrem com a estiagem

Em determinadas regiões a última chuva ocorreu no dia 22 de dezembro; levantamento da Emater e Secretaria da Agropecuária e Abastecimento aponta para perda de R$ 48 milhões


Por Pablo Bierhals Publicado 29/01/2025
Ouvir: 02:49
1280 x 720 – 2025-01-29T152719.182
Foto: Divulgação. Lavoura de Soja em Encruzilhada do Sul.

A administração municipal de Encruzilhada do Sul estuda a possibilidade de decretar situação de emergência em razão da estiagem. Em algumas localidades a última chuva ocorreu no dia 22 de dezembro de 2024, resultando em grandes impactos principalmente no agronegócio.

De acordo com um levantamento da Emater em conjunto com a Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento, as perdas já ultrapassam R$ 48 milhões no setor. Os dados foram apresentados na segunda-feira (27) em reunião coordenada pela Defesa Civil do município e contou com a participação do prefeito em exercício, Emanuel Nobre, e das principais secretarias de governo.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

WhatsApp Image 2025-01-29 at 15.21.29
Lavoura de soja em Encruzilhada do Sul.

O agricultor Tales Batista, em vídeo, relata a preocupação com as perdas. Segundo ele, são cinco anos de prejuízos, sendo quatro anos em razão da seca, e o ano passado em razão do excesso de chuvas. A lavoura em questão, que consta nas imagens, foi plantada em novembro na localidade conhecida por Pedreira.

As imagens foram enviadas pela engenheira agrônoma Cibele Medeiros.

Impactos na educação e outros setores

A crise hídrica também tem impacto direto na educação. A Secretaria de Educação, conforme divulgado pela administração municipal, enfrenta dificuldades para retomar as aulas no dia 12 de fevereiro, uma vez que a escassez de água compromete as atividades escolares, atingindo mais de 500 alunos na zona rural do município.

Equipes da Secretaria de Cidadania já estão atuando nas áreas mais afetadas, como Coxilha Grande e Maria Santa, distribuindo água potável por meio de caminhões-pipa para garantir o abastecimento às famílias. Além disso, a Defesa Civil, liderada pelo coordenador Gilson Soares, iniciou a instalação de duas cisternas fornecidas pelo Governo do Estado. Os equipamentos estão sendo instalados na Escola Marechal Rondon, na localidade de Dom Marcos, e na Comunidade Terapêutica Desafio Jovem Gideões, no Chanã.

Para reforçar o fornecimento de água à população urbana, a Aegea-Corsan prevê iniciar a dragagem dos açudes até sexta-feira (31), como medida emergencial para minimizar os efeitos da estiagem.

  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)